A casa na mí­dia: uma análise sobre programas de decoração exibidos na TV por assinatura brasileira

Autores/as

  • Sílvia Borges Corrêa ESPM Rio
  • Veranise Jacubowski Correia Dubeux ESPM Rio

Palabras clave:

lifestyle media, programas sobre casa e decoração, TV por assinatura, survey

Resumen

A grade de programação da televisão por assinatura no Brasil está repleta de programas nacionais e internacionais sobre o universo residencial, especialmente aqueles sobre decoração, arrumação e reforma da casa. O presente trabalho analisa os resultados de uma pesquisa que procurou compreender questões relacionadas à visão que espectadores brasileiros têm acerca de programas sobre casas, reformas e decoração exibidos na televisão por assinatura. Esses programas são exemplos de produções televisivas que fazem parte daquilo que Bell & Hollows (2005) classificaram como lifestyle media, produtos de mí­dia que são centrados nas ideias de gosto e estilo de vida, e que, no caso dos programas sobre decoração, são responsáveis por veicular não somente determinadas formas de morar e de decorar uma casa, mas também por divulgar certos estilos de vida. A pesquisa foi conduzida através de um survey e os dados foram tratados por meio de estatí­stica descritiva, a fim de avaliar o perfil, as preferências, os interesses e, principalmente, de entender como os espectadores brasileiros pesquisados avaliam os conteúdos e os formatos dos programas nacionais e internacionais sobre decoração e reformas domésticas exibidos em canais da televisão a cabo.

Biografía del autor/a

Sílvia Borges Corrêa, ESPM Rio

Doutora e mestre em Ciências Sociais pelo PPCIS/UERJ. Professora titular do MPGEC-Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM Rio.

Veranise Jacubowski Correia Dubeux, ESPM Rio

Doutora em Engenharia Mecânica pela COPPE(UFRJ). Mestre em Engenharia Civil pela COPPE (UFRJ). Professora do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio(MPGEC). Professora do curso de Graduação em Administração do IAG(PUC-Rio). 

Publicado

2019-04-02

Cómo citar

Corrêa, S. B., & Dubeux, V. J. C. (2019). A casa na mí­dia: uma análise sobre programas de decoração exibidos na TV por assinatura brasileira. Revista ADM.MADE, 23(1), 1–18. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/4942

Número

Sección

Artigos