Mulheres no Comando! Um Estudo Sobre o Consumo Material e Identidade da Famí­lia Monoparental Feminina Brasileira

Autores/as

  • André Henrique Souza Barros Mestre em Administração pela UFRRJ, Professor Adjunto da Universidade de Rio Verde.
  • Severino Joaquim Nunes Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
  • Ruane Pereira Cordeiro UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Palabras clave:

materialidade, identidade familiar, teoria da cultura de consumo.

Resumen

Estudos relacionados ao universo familiar proporcionam grandes desafios para as pesquisas de consumo, visto que a famí­lia apresenta constantes transformações e reformulações ao longo de sua existência (EPP; PRICE, 2008). O presente trabalho investiga como o consumo material constrói e materializa a identidade da famí­lia monoparental feminina, olhando especialmente para as dinâmicas de interações familiares entre os seus membros. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevista em profundidade com 12 famí­lias monoparentais femininas residentes na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro (MCCRAKEN,1988). Por meio da Teoria da Cultura Material (Miller, 2007; Epp e Price, 2008) foi possí­vel entender como esse grupo social utiliza o compartilhamento dos objetos para estabelecer determinadas formas de relações afetivas entre si e para estabelecer novas estruturas de identidades familiar. Essas formas de uso, de significado e de interações entre os indiví­duos das famí­lias e os bens parecem criar dois arquétipos de famí­lia, denominadas aqui de Famí­lias Renovadas e de Famí­lias Gradativas. Na primeira classificação, encontram-se as unidades com uma maior flexibilidade para a inserção de mudanças de consumo, tanto nos bens adquiridos quanto nas formas de negociações e de participações no processo decisório. Já no segundo arquétipo constam as famí­lias com menor propensão em promover alteração dos bens familiares e consumo, ainda que os processos de negociação sejam também flexibilizados.

Biografía del autor/a

André Henrique Souza Barros, Mestre em Administração pela UFRRJ, Professor Adjunto da Universidade de Rio Verde.

Mestre em Administração pela UFRRJ,Professor Adjunto daUniversidade de Rio Verde.

Severino Joaquim Nunes Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Doutor em Administração pela EBAPE/FGV -RJ

Professor Adjunto de Marketing

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Departamento de Administração e Turismo (IM-DAT) e dO Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/MA

 

Ruane Pereira Cordeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Programa de Pós-Graduação em Administração - MestradoAcadêmico em Administração (PPGA - MAA).

 

Publicado

2020-02-19

Cómo citar

Barros, A. H. S., Pereira, S. J. N., & Cordeiro, R. P. (2020). Mulheres no Comando! Um Estudo Sobre o Consumo Material e Identidade da Famí­lia Monoparental Feminina Brasileira. Revista ADM.MADE, 23(3), 90–109. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/4919

Número

Sección

Artigos