Custo do Transporte como Ferramenta de Gerenciamento Logí­stico para a Soja: o Caso da Rota Maringá - Paranaguá

Autores/as

  • Saulo Ribeiro
  • Fernanda Helen Mansano
  • Augusto Hauber Gameiro
  • Ricardo Luís Lopes

Palabras clave:

logí­stica, transporte, soja.

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo analisar e comparar os custos do frete e seus valores de mercado para uma das rotas mais representativas da logí­stica interestadual da soja a granel: a rota Maringá - Paranaguá. São apresentadas as caracterí­sticas da cadeia da soja no Brasil com uma descrição de sua evolução histórica, mostrando que o aumento da produção e do esmagamento de soja colocou o Brasil na segunda posição mundial como exportador. Apresentam-se as condições rodoviárias e a importância dessa modalidade para o Brasil e para o estado paranaense. Os resultados sugerem que os transportadores estão obtendo fretes de retorno - ou seja, na rota Paranaguá - Maringá. Isto porque a remuneração auferida com o serviço de transporte de soja na rota Maringá - Paranaguá mal é suficiente para bancar-lhe os custos, restando reduzida margem para os transportadores. Em outras palavras, os transportadores precisam conseguir o frete de retorno para serem capazes de compensarem os custos de sua viagem de volta.

Publicado

2010-03-08

Cómo citar

Ribeiro, S., Mansano, F. H., Hauber Gameiro, A., & Lopes, R. L. (2010). Custo do Transporte como Ferramenta de Gerenciamento Logí­stico para a Soja: o Caso da Rota Maringá - Paranaguá. Revista ADM.MADE, 13(3), 87–100. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/48

Número

Sección

Artigos