Interação Social e Consumo no Ciberespaço em uma Comunidade Virtual: o Caso do Bazar Virtual Temdetudoumpouco

Autores/as

  • Sergio de Souza Xavier Unigranrio - U. do Grande Rio
  • Angilberto Sabino de Freitas Unigranrio
  • Fernando Filardi IBMEC Rio de Janeiro
  • Heilo Arthur Reis Irigaray FGV-EBAPE

Palabras clave:

Ciberespaço, Comunidades Virtuais, Interação Social, Consumidor Virtual

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as interações entre os membros de uma comunidade virtual e como isso pode influenciar o processo de compra no meio on line. Por meio da metodologia de netnografia, fez-se uma imersão na comunidade virtual Bazar Temdetudoumpouco, com o intuito de observar e de analisar o comportamento on line de seus membros, em que se procurou entender como são construí­das as interações entre os consumidores dentro da comunidade. Os resultados revelaram que a criação de laços afetivos e as trocas de experiências entre os participantes, bem como a demonstração de confiança na proprietária do Bazar Temdetudoumpouco, se mostraram como indicativos capazes de reforçar as relações de influências entre os membros, facilitando a realização de compra no ambiente virtual. 

Biografía del autor/a

Sergio de Souza Xavier, Unigranrio - U. do Grande Rio

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Angilberto Sabino de Freitas, Unigranrio

Doutor em Administração pela PUC-Rio. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio.

Fernando Filardi, IBMEC Rio de Janeiro

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do IBMEC do Rio de Janeiro 

Heilo Arthur Reis Irigaray, FGV-EBAPE

Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Professor da FGV-EBAPE 

Publicado

2013-02-25

Cómo citar

Xavier, S. de S., Freitas, A. S. de, Filardi, F., & Irigaray, H. A. R. (2013). Interação Social e Consumo no Ciberespaço em uma Comunidade Virtual: o Caso do Bazar Virtual Temdetudoumpouco. Revista ADM.MADE, 16(3), 1–20. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/459

Número

Sección

Artigos