Usuários de Espaços Públicos como Atores de Mercado

Autores/as

  • Fernanda Guarnieri Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Consumo, Espaço, Espaço público, Academia ao Ar Livre.

Resumen

O presente estudo tem por objetivo caracterizar o processo de uso e de apropriação por usuários dos espaços das Academias ao Ar Livre (AALs), que se originaram por meio de estratégias polí­ticas e que foram construí­das em espaços públicos. Para tanto, considerando usuários como atores de mercado, articulam-se teoricamente estudos de consumo e de mercado sob uma abordagem de espaço. O estudo é construí­do a partir de uma perspectiva interpretativista, com abordagem qualitativa e caráter descritivo. Os procedimentos metodológicos adotados envolveram pesquisa documental, observação participante e entrevistas com idosos usuários de AALs. Os dados coletados foram analisados por meio da categorização das informações, utilizando o Software ATLAS.ti.  Verificou-se que o uso como uma forma de transformar o significado da AAL, não necessariamente intencional, remete à não passividade dos indiví­duos, que, diante de estruturas pré-estabelecidas, criam sua própria história, agindo de acordo com seus interesses. Destaca-se, ainda, que, enquanto lugar apropriado, é possí­vel materializar o espaço da AAL para caracterizar práticas especí­ficas de mercado.

Biografía del autor/a

Fernanda Guarnieri, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa Marketing e Cadeias Produtivas. Membro do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq).

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Professor associado do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Ciências Sociais pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq), membro do Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca (FURB/CNPq) e colaborador do Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (FGV-Rio/CNPq). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes assuntos: práticas de marketing, construção de mercados, cultura de consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil.

Publicado

2018-12-11

Cómo citar

Guarnieri, F., & Vieira, F. G. D. (2018). Usuários de Espaços Públicos como Atores de Mercado. Revista ADM.MADE, 22(3), 73–90. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/4550

Número

Sección

Artigos