Usuários de Espaços Públicos como Atores de Mercado
Palabras clave:
Consumo, Espaço, Espaço público, Academia ao Ar Livre.Resumen
O presente estudo tem por objetivo caracterizar o processo de uso e de apropriação por usuários dos espaços das Academias ao Ar Livre (AALs), que se originaram por meio de estratégias políticas e que foram construídas em espaços públicos. Para tanto, considerando usuários como atores de mercado, articulam-se teoricamente estudos de consumo e de mercado sob uma abordagem de espaço. O estudo é construído a partir de uma perspectiva interpretativista, com abordagem qualitativa e caráter descritivo. Os procedimentos metodológicos adotados envolveram pesquisa documental, observação participante e entrevistas com idosos usuários de AALs. Os dados coletados foram analisados por meio da categorização das informações, utilizando o Software ATLAS.ti. Verificou-se que o uso como uma forma de transformar o significado da AAL, não necessariamente intencional, remete à não passividade dos indivíduos, que, diante de estruturas pré-estabelecidas, criam sua própria história, agindo de acordo com seus interesses. Destaca-se, ainda, que, enquanto lugar apropriado, é possível materializar o espaço da AAL para caracterizar práticas específicas de mercado.
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