Um problema dos vivos: as consequências sociais das relações no mercado da morte

Autores/as

  • Klaus Pereira da Silva Unigranrio
  • Denise Franca Barros Unigranrio

Palabras clave:

Marketing, Macromarketing, Sistemas de Marketing, Mercado Funerário, Mercado da Morte.

Resumen

Consequências sociais das práticas dos agentes de mercado são observadas em indústrias com grande agregação econômica, mas é possí­vel ampliar este universo de estudo em mercados menos evidentes, como o da morte. A presente pesquisa revela que o tema ainda é pouco explorado no campo da Administração, e uma análise de conteúdo de documentos públicos e de entrevistas pessoais com agentes do mercado carioca da morte apresenta consequências sociais graves. Os resultados revelam uma reforma nesse mercado, e consequências econômicas, ambientais, culturais e de saúde pública que impactam a sociedade como um todo, sobretudo a população de baixa renda. As iniquidades e as assimetrias de poder entre os agentes aprofundam consequências sociais negativas, que puderam ser apreendidas no mercado da morte sob uma perspectiva de Macromarketing.

Publicado

2019-04-04

Cómo citar

Silva, K. P. da, & Barros, D. F. (2019). Um problema dos vivos: as consequências sociais das relações no mercado da morte. Revista ADM.MADE, 23(1), 70–104. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/3128

Número

Sección

Artigos