Cerveja Artesanal Carioca: A Fabricação de uma Cultura

Autores/as

  • Marisol Rodriguez Goia
  • Renato Lago Pereira Chaves Fundação Getulio Vargas

Palabras clave:

cultura cervejeira, identidade cultural, consumo de cerveja artesanal, posicionamento de marca.

Resumen

Este artigo propõe uma leitura sociológica e antropológica para o crescimento do mercado brasileiro de cerveja artesanal, voltando-se à dinâmica local do fenômeno na cidade do Rio de Janeiro. Por meio da "fabricação" de uma cultura especí­fica, o mercado de cerveja artesanal vem desempenhando papel central na construção da dimensão material dessa cultura, que pode ser percebida sob três aspectos fundamentais: aprendizagem, sociabilidade e identidade. A presente pesquisa concentra-se na dimensão da identidade, voltando-se para as ações de comunicação e para o posicionamento de marcas de cervejarias artesanais que reivindicam uma identidade carioca para seus produtos, dialogando com valores e comportamentos associados à cultura local da cidade. Analisando as conotações empregadas por cervejarias artesanais, foi localizado conjunto de simbologias dentro de um sistema que conjuga ou que funde dualidades para construir identidades locais e especí­ficas, como uma forma de diferenciar as cervejas cariocas em um mercado global.

Publicado

2017-03-28

Cómo citar

Rodriguez Goia, M., & Lago Pereira Chaves, R. (2017). Cerveja Artesanal Carioca: A Fabricação de uma Cultura. Revista ADM.MADE, 20(2), 56–71. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2968

Número

Sección

Artigos