Risco nos Contratos de Transbordo dos Terminais Intermodais da Logí­stica de Grãos do Brasil

Autores/as

  • Diogo Palheta Nery Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP)
  • Renato Luiz Sproesser Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Paí­s -
  • Silvia Morales de Queiroz Caleman Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Renata Giovinazzo Spers Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Palabras clave:

logí­stica intermodal, agronegócio, Williamson, contratos

Resumen

Alguns dos problemas encontrados nas operações dos terminais intermodais localizam-se na contratação das transações de transbordo das cargas, como o risco de uma das partes envolvidas na transação querer agir de forma oportunista, prejudicando a outra parte. As transações que envolvem investimentos em ativos especí­ficos estão mais sujeitas ao risco de oportunismo. Desse modo, é recomendável que os contratos dessas transações contenham salvaguardas para proteger ambas as partes.  A presente pesquisa teve, como objetivo, descrever a situação de risco no contrato de transbordo principal dos terminais intermodais da cadeia logí­stica de grãos do Brasil. A amostra da pesquisa foi composta por 22 terminais intermodais brasileiros. A análise dos dados foi realizada utilizando-se uma tabela de contingência. Apurou-se que a maioria das transações que continham investimentos em ativos especí­ficos estava protegida com salvaguardas, e que os contratantes dos serviços de transbordo de grãos estão mais expostos ao risco de oportunismo do que os terminais contratados. Não foi observado o esquema de contratação proposto na literatura, o que sugere que as partes dessas transações de transbordo de cargas procuram se proteger de outro risco diferente do problema de hold up.

Biografía del autor/a

Diogo Palheta Nery, Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo. Mestre e graduado em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Renato Luiz Sproesser, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Paí­s -

Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Silvia Morales de Queiroz Caleman, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Renata Giovinazzo Spers, Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Professora Livre-Docente da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Publicado

2017-11-30

Cómo citar

Nery, D. P., Sproesser, R. L., Caleman, S. M. de Q., & Spers, R. G. (2017). Risco nos Contratos de Transbordo dos Terminais Intermodais da Logí­stica de Grãos do Brasil. Revista ADM.MADE, 21(2), 17–29. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2514

Número

Sección

Artigos