Adoção do m-commerce: uma análise da percepção de usuários e não usuários

Autores/as

  • Wilnei Aldir Schneider ESAG/UDESC
  • Rafael Tezza ESAG/UDESC
  • Lourenço de Oliveira Salles ESAG/UDESC
  • Júlio da Silva Dias ESAG/UDESC

Palabras clave:

m-commerce, dispositivos móveis, percepção do usuário.

Resumen

O m-commerce é uma modalidade de comércio que vem ganhando espaço nas transações eletrônicas. Sua caracterí­stica de mobilidade gera uma série de particularidades em relação ao seu uso. Desse modo, foi objetivo deste estudo identificar fatores que influenciam a adoção do m-commerce e analisar se existe diferença de percepção entre quem utiliza e entre quem não utiliza esse serviço. Para realizar essa análise, utilizaram-se as respostas obtidas em 143 questionários aplicados. Realizou-se uma análise fatorial para conhecer as dimensões envolvidas no conjunto de variáveis, estabeleceram-se hipóteses para avaliar diferenças de percepção entre usuários e não usuários do m-commerce e realizou-se Teste t para grupos independentes para avaliar as hipóteses estabelecidas. Nos resultados, verificou-se que percepção de comodidade, percepção de vantagem e percepção de segurança possuem relação direta e positiva com o uso do m-commerce.

Publicado

2018-03-22

Cómo citar

Schneider, W. A., Tezza, R., Salles, L. de O., & Dias, J. da S. (2018). Adoção do m-commerce: uma análise da percepção de usuários e não usuários. Revista ADM.MADE, 21(3), 60–77. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/1256

Número

Sección

Artigos