O ato de presentear em relações amorosas incipientes: uma investigação interpretativa sobre o reflexo do amor em bens materiais

Authors

  • Bruno Medeiros ssimos
  • Georgiana Luna Batinga
  • Gustavo Tomaz de Almeida
  • Marcelo de Rezende Pinto

Keywords:

Consumer Culture Theory, Relações Amorosas, Presente

Abstract

O ato de presentear é uma das vias de expressão do amor. Como tal, o presente trabalho buscou realizar a investigação desse fenômeno à luz da Consumer Culture Theory (CCT), enriquecida, em um momento predecessor no referencial teórico, de breve debate acerca do amor e do ato de presentear. A condução do estudo se deu com inspiração na grounded theory, tendo nove entrevistas semiestruturadas como fonte dos dados. Sua análise revelou cinco categorias acerca do reflexo das relações amorosas nos bens materiais envolvidos em diversos momentos de trocas de presentes. Tais categorias incitam a percepção dos presentes como via de comunicação do dito e do não dito, reflexo de variados traços das relações amorosas, dos momentos em que estão inseridas e de seus arranjos futuros. Ao mesmo tempo que o presente representa um objeto de projeção do relacionamento, sua falta provoca um vazio que afeta os próprios sentimentos. Isto nos parece uma via de mão dupla, já que o presente recebe a impressão dos sentimentos e devolve aos sentimentos a possibilidade de expressão. Sua falta provoca a quebra dessa expressão, causando dúvidas das mais variadas acerca até mesmo da existência ou não do amor.

Author Biography

Bruno Medeiros ssimos

 

Published

2017-08-31

How to Cite

ssimos, B. M., Batinga, G. L., de Almeida, G. T., & Pinto, M. de R. (2017). O ato de presentear em relações amorosas incipientes: uma investigação interpretativa sobre o reflexo do amor em bens materiais. Revista ADM.MADE, 21(1), 17–33. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2938

Issue

Section

Artigos