Produção Acadêmica sobre o Consumo na Base da Pirâmide na Área de Marketing: uma Pesquisa Bibliométrica

Authors

  • Vitor Koki da Costa Nogami Universidade Estadual de Maringá
  • Mario Nei Pacagnan

Keywords:

baixa renda, base da pirâmide, publicação em marketing, pesquisa bibliométrica.

Abstract

O presente trabalho realiza um levantamento dos trabalhos sobre marketing e o consumo da base da pirâmide nos artigos do EnANPAD e do EMA entre 1997 e 2010. O método utilizado para atingir os objetivos do trabalho é a pesquisa bibliométrica, que tem se apresentado como uma aliada dos pesquisadores, especialmente em se tratando de uma perspectiva de noção da arte do conhecimento em várias áreas do conhecimento. A principal discussão resultante do trabalho está relacionada com a definição de baixa renda. Alguns autores consideram a classe C como sendo da base da pirâmide, já outros consideram apenas as classes D e E. Os trabalhos, embora diversos, dão idéia do quão pouco explorado é o tema dentro da academia de marketing no Brasil. Todavia, isto é reflexo de um novo nicho de mercado e de um novo nicho de publicação na área. Embora tardio, o assunto é realidade no Brasil e apresenta muitos desafios a serem vencidos. Nessa perspectiva, o estudo pode contribuir para a reflexão sobre a necessidade de se incentivar a pesquisa e a publicação nessa vertente. Pesquisas mais aprofundadas e uma quantidade maior de trabalhos devem ser realizados para que a consolidação dos estudos sobre o tema avance na área de marketing.

 

Author Biography

Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA)

Published

2012-07-17

How to Cite

Koki da Costa Nogami, V., & Pacagnan, M. N. (2012). Produção Acadêmica sobre o Consumo na Base da Pirâmide na Área de Marketing: uma Pesquisa Bibliométrica. Revista ADM.MADE, 15(3), 100–122. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/183

Issue

Section

Artigos