Mídia e estratégias de Comunicação Organizacional em ambientes da Indústria Criativa: o bios midiatizado em Fabrication Laboratories no Rio Grande do Sul, Brasil
Keywords:
Fabrication Laboratories (FabLabs), Comunicação Organizacional, Mídia e Estratégias Comunicacionais, Midiatização, Indústria Criativa.Abstract
Este texto tem como propósito principal colocar em debate significativos aspectos que compreendem a comunicação, a mídia e os ambientes da Indústria Criativa em perspectiva que dialoga com a temática do dossiê da Revista ADM.MADE apresentado nesta edição. Em síntese, concentramos nossas análises sobre as formas como a comunicação e a mídia são integradas aos ambientes comuns à indústria criativa, ao passo de desvelar os efeitos que a mediação tecnológica produz em Fabrication Laboratories (FabLabs). Ao empreender o método de investigação exploratório-descritivo-explicativo, foram objetificados seis FabLabs situados no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, quando se constataram evidências de que a comunicação é integrada nesses ambientes por meio de projetos, práticas e profissionais da comunicação agenciadas pela gestão do ecossistema midiático atual. Integração está, processualizada pela Comunicação Organizacional midiatizada, cujas estratégias articulam campos semânticos sócio-organizacionais da veiculação, vinculação e cognição midiático-comunicacional para criar um quarto bios existencial que contribui para a estruturação destes laboratórios de fabricação digital, como espaços de inovação dentro da indústria criativa. Os resultados do artigo oferecem percepções valorosas sobre o papel da comunicação organizacional estratégica e da mídia em ambientes que dão forma à economia criativa.
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