Consumo de Jogos Eletrônicos Como Prática Esportiva

Authors

  • Karin Borges Senra Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

Consumo, Jogos eletrônicos, Esporte, CCT, Bourdieu

Abstract

Atualmente existe uma tensão tanto do ponto de vista teórico quanto em relação à prática sobre se o consumo de jogos eletrônicos é considerado ou não uma prática esportiva. Os estudos sobre esse tema limitam-se a considerar algumas formas especí­ficas de consumo (ex.: jogos competitivos e profissionais) e não explicam o processo de formação do conceito e prática de jogos eletrônicos como esporte. Para compreendermos a cultura de consumo de jogos eletrônicos se faz necessário utilizar uma perspectiva que considere a sua construção histórica, social e cultural. Dessa maneira, neste ensaio teórico abordamos o conceito de consumo dos jogos eletrônicos como esportes à luz das teorias de Pierre Bourdieu e da Teoria de Cultura de Consumo. Ao longo da argumentação propomos que o campo de jogos eletrônicos se forma como um subcampo do campo esportivo, por meio tanto das transformações tecnológicas desenvolvidas ao longo do tempo quanto da produção simbólica e da reprodução cultural que envolvem bens e serviços e contribuem para a formação do conceito e consumo de jogos eletrônicos como esportes.

Author Biographies

Karin Borges Senra, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Matemática e Administração, mestre e doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringa.

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Administração pela UFPB, Mestre em Administração pela UFLA, Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringa.

Published

2022-10-14

How to Cite

Senra, K. B., & Vieira, F. G. D. (2022). Consumo de Jogos Eletrônicos Como Prática Esportiva. Revista ADM.MADE, 25(2). Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/10774

Issue

Section

Artigos