Implicações do Comportamento Heterossexista da Chefia no Ambiente de Trabalho

Autores

  • Helio Arthur Irigaray FGV-EBAPE

Palavras-chave:

Diversidade, Heterossexismo, Discriminação

Resumo

A pergunta de investigação que pautou este estudo foi como que atitudes heterossexistas por parte da chefia impactam no ambiente de trabalho? Para responde-las, valemo-nos de uma pesquisa longitudinal, a qual vem sendo desenvolvida há 10 anos e retornamos a 39 empresas, nas quais haviam sido relatados estes tipos de comportamento pelas chefias. Além de nossas observações, foram entrevistados 43 empregados homossexuais masculinos e 48 do sexo feminino. Além dos sofrimentos causados a estes indiví­duos, os danos às relações sociais no ambiente de trabalho e a perda de sinergia e produtividade; ficou patente que os comportamentos heterossexistas são a reificação da homofobia, a qual, no limite, são fundadas no misoginia. Mais do que isso, este comportamento é forma deapropriação do capital social e econômico destas minorias.

Biografia do Autor

Helio Arthur Irigaray, FGV-EBAPE

 Doutor em Adminstração de Empresas pela FGV-EAESP,Professor adjunto-sênior da FGV-EBAPE. Editor-chefe Cadernos EBAPE.BR. Lí­der do tema de Diversidade e Relações de Trabalho (ANPAD)

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Irigaray, H. A. (2021). Implicações do Comportamento Heterossexista da Chefia no Ambiente de Trabalho. Revista ADM.MADE, 24(3), 1–13. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/8285

Edição

Seção

Artigos