Conhecimento de Marketing: a Disseminação Junto aos Profissionais e a Contribuição da Academia

Autores

  • Alda Rosana Duarte de Almeida
  • Josmar Andrade
  • Milton Carlos Farina

Palavras-chave:

marketing, conhecimento, formação acadêmica.

Resumo

A presente pesquisa, qualitativa explora aspectos de como os profissionais de marketing entendem a produção e a circulação do conhecimento relacionado com sua área de atuação, como são preparados para o desempenho de sua função e como acessam conhecimento. Foram realizadas 12 entrevistas pessoais em profundidade com respondentes situados em São Paulo e no Rio de Janeiro, selecionados pelo critério de desempenho de função de gestão em marketing. Procurou-se abranger diferentes tipos de organização no qual o respondente trabalha (grande e pequeno portes; serviços e produtos; mercados corporativos e varejistas). Entre diversos insights fornecidos pelas respostas, está que as atribuições de marketing, na prática, são amplas e dependem da experiência de cada um e das demandas das organizações. Na opinião dos respondentes, o conhecimento se torna tanto mais valioso quanto mais aplicável na prática. Quanto à atualização profissional, as dificuldades relacionam-se com a necessidade de autofinanciamento, sendo que os meios mais comuns para acesso ao que entendem como conhecimento em marketing são livros, jornais e revistas. Em relação à formação na área, a maioria tem opinião que cursos de pós-graduação oferecem legitimação profissional, mas não enxergam necessidade de formação especí­fica, indicando-a como complementar a outras formações.

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Publicado

2010-12-17

Como Citar

Duarte de Almeida, A. R., Andrade, J., & Farina, M. C. (2010). Conhecimento de Marketing: a Disseminação Junto aos Profissionais e a Contribuição da Academia. Revista ADM.MADE, 14(2), 1–20. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/80

Edição

Seção

Artigos