Estudos de Consumo: um Convite para a Riqueza e para a Simplicidade da Pesquisa de Rituais Brasileiros
Palavras-chave:
rituais, cultura e consumo, comportamento do consumidorResumo
O objetivo deste ensaio teórico é explorar a presença de estudos sobre rituais no campo de comportamento do consumidor, enfatizando a sua contribuição às pesquisas brasileiras de estudos de consumo que possuem dimensões culturais, simbólicas e coletivas. Para tanto, posiciona-se historicamente o campo de estudo do comportamento do consumidor evidenciando-se a decorrente compreensão de temas antes não abarcados em seu domínio, como o dos rituais de consumo. Posteriormente, discute-se o conceito de ritual por diferentes autores da área de estudos de consumo, e também a acomodação do tema na Consumer Culture Theory (CCT). Ao final, o ensaio percorre estudos sobre rituais no Brasil, em destaque na área de Administração, e defende que seja dada maior relevância a esse tema, dada as diversidades existentes no País, para que melhor se entenda a sociedade de consumo brasileira.
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