Alinhamento Estratégico e Balanceamento da Performance: um Estudo a Partir da Percepção de Gerentes de Agências Bancárias
Palavras-chave:
alinhamento estratégico, performance, controle gerencial, Balanced Scorecard.Resumo
A partir de estudo de caso com suporte de análise multivariada, o artigo discute a percepção gerencial sobre o alinhamento estratégico e sobre o balanceamento da performance, via aplicação do Balanced Scorecard, na rede de agências de um grande banco brasileiro de varejo. A percepção foi identificada por meio de survey contendo sete blocos de proposições: coerência institucional, formalização do planejamento e controle, direcionamento de recursos humanos, direcionamento para o futuro, direcionamento da tecnologia da informação, benefícios no planejamento esperados com a utilização do Balanced Scorecard, e melhorias nos resultados obtidos a partir do Balanced Scorecard. O emprego da análise multivariada possibilitou identificar a existência de clusters distintos quanto à percepção gerencial quando considerado simultaneamente o conjunto de proposições dos diversos blocos do estudo; computar funções discriminantes capazes de estabelecer tipos de percepção gerencial; estabelecer os fatores que exercem maior influência sobre a percepção dos gerentes; e verificar a existência de associações significativas entre os macroconstrutos computados para cada um dos blocos de proposições.
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