Refletindo sobre a fenomenografia na prática de pesquisa qualitativa em organizações: pesquisador reflexivo e reflexão pública

Autores

  • Luís Phillipe da Silva Inglat Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Beatriz Quiroz Villardi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Fenomenografia, pesquisa qualitativa, reflexão na ação, reflexão sobre a ação, pesquisador reflexivo

Resumo

O paradigma interpretacionista no campo dos estudos organizacionais significa uma alternativa à hegemonia das pesquisas de epistemologia funcionalista. Nesta postura epistemológica, insere-se a fenomenografia, abordagem teórica e metodológica de pesquisa que examina um fenômeno a partir de como os indiví­duos o vivenciam, o entendem e o concebem na prática. Devido à fenomenografia ser, ainda, pouco difundida no campo de administração no Brasil, desafios foram percebidos durante a realização de uma pesquisa fenomenográfica, no que tange à operacionalização do método, e provocaram reflexão do pesquisador. Por sua vez, este artigo visa a provocar a reflexão pública entre os pesquisadores sobre o conhecimento gerado pela adoção da fenomenografia numa pesquisa em organização pública. Para tanto, se compartilham os desafios percebidos e as decisões tomadas durante e após a experiência vivida no campo pelo pesquisador. Os resultados e o aprendizado alcançados pelo processo de refletir durante e após esta pesquisa qualitativa fenomenográfica explicitam a relação epistemologia/metodologia no delineamento de pesquisa aplicada em Administração, e, assim, podem subsidiar as decisões metodológicas de outros pesquisadores.

Biografia do Autor

Luís Phillipe da Silva Inglat, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Mestre em Administração e graduado em Administração de Empresas e Pública pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Administrador do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Beatriz Quiroz Villardi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora e mestre em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

2018-10-23

Como Citar

Inglat, L. P. da S., & Villardi, B. Q. (2018). Refletindo sobre a fenomenografia na prática de pesquisa qualitativa em organizações: pesquisador reflexivo e reflexão pública. Revista ADM.MADE, 22(2), 62–79. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/5445

Edição

Seção

Artigos