Percepções de Clientes de Serviço de Ensino Superior: um Estudo de Validação de Escala

Autores

  • Paulo Roberto da Costa Vieira
  • Irene Raguenet Troccoli
  • José Maria Carvalho da Silva (in memoriam)

Palavras-chave:

Marketing de serviços, Validação de escala, Universidades privadas

Resumo

O atual cenário do ensino superior particular no Brasil apresenta excesso de vagas ofertadas, com simultânea elevação do ní­vel de inadimplência. Nesse contexto, as instituições de ensino superior são premidas a se preocupar com a qualidade dos serviços ofertados e com a satisfação dos alunos. Fundamentado em quadro teórico do Marketing de Serviços, onde os ativos tangí­veis são considerados relevantes na avaliação do serviço pelos usuários, este artigo avalia o grau de ajuste de escala desenvolvida para avaliação da qualidade do serviço de educação em universidades privadas. Para tanto, foi realizada pesquisa de survey com amostra de conveniência constituí­da por 265 alunos do curso de Medicina oferecido por instituição privada de ensino superior. O instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado, com escala Likert, e as informações foram tratadas com modelagem de equações estruturais (MEE). Os resultados revelaram que a escala testada apresenta ní­veis de ajustamento superiores aos recomendados pela literatura de MEE. Por conseguinte, desafiam o paradigma vigente do Ministério da Educação, que, indiferente, às reais percepções e necessidades dos estudantes, insiste em manter seu instrumento de avaliação para reconhecimento dos cursos de Medicina ancorado em uma distribuição de pesos onde instalações fí­sicas comportam 40% do total, enquanto o corpo docente recebe apenas 30%.

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Publicado

2012-10-02

Como Citar

Vieira, P. R. da C., Troccoli, I. R., & da Silva (in memoriam), J. M. C. (2012). Percepções de Clientes de Serviço de Ensino Superior: um Estudo de Validação de Escala. Revista ADM.MADE, 16(1), 45–68. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/420

Edição

Seção

Artigos