MÃES DE SHOPPING: a representação da figura materna nas campanhas publicitárias do Dia das Mães

Autores

  • Maytê Cabral Mesquita Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luiz Antônio Mattos Carmo Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Matheus Lemos Andrade Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Adriano de Mendonça Joaquim Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

propaganda, imagens de mães, análise sociossemiótica, design visual

Resumo

No Brasil, das datas festivas, o dia das mães é de especial relevância, pois apresenta um grande volume de vendas e representa a segunda data mais importante para o comércio, sendo superada apenas pelo Natal. Faz parte da nossa cultura presentear nesse dia as figuras que assumem o papel materno. Os estabelecimentos comerciais costumam investir em publicidade para a divulgação dos seus produtos e serviços e, nessas peças, observa-se uma imagem que representa a figura materna. Frente as atuais discussões travadas com relação a gênero, percebeu-se a importância de problematizar os modelos de mães representados por esses conglomerados nas campanhas publicitárias por eles veiculadas. O objetivo desse trabalho foi, portanto, o de realizar uma análise sociossemiótica das campanhas publicitarias divulgadas nos websites dos grandes shoppings localizados no municí­pio de Belo Horizonte. Percebeu-se o fato de as mães serem representadas por mulheres jovens, brancas, magras, sempre acompanhadas por uma criança ou outra imagem do sexo feminino, a qual mimetiza a figura materna. Concluiu-se que o modelo de mãe trouxe consigo ní­tidas marcas de classe e raça. Ademais, percebeu-se que a ausência de figuras masculinas, como pai ou filho, o que reforça a separação dos papeis de gênero. Dito de outra forma, viu-se nessas mães uma série de estereótipos, preconceitos e "questões mal resolvidas" da realidade social brasileira. 

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Publicado

2017-05-13

Como Citar

Mesquita, M. C., Carmo, L. A. M., Andrade, M. L., & Joaquim, A. de M. (2017). MÃES DE SHOPPING: a representação da figura materna nas campanhas publicitárias do Dia das Mães. Revista ADM.MADE, 20(3), 62–74. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2954

Edição

Seção

Artigos