Risco nos Contratos de Transbordo dos Terminais Intermodais da Logí­stica de Grãos do Brasil

Autores

  • Diogo Palheta Nery Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP)
  • Renato Luiz Sproesser Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Paí­s -
  • Silvia Morales de Queiroz Caleman Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Renata Giovinazzo Spers Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Palavras-chave:

logí­stica intermodal, agronegócio, Williamson, contratos

Resumo

Alguns dos problemas encontrados nas operações dos terminais intermodais localizam-se na contratação das transações de transbordo das cargas, como o risco de uma das partes envolvidas na transação querer agir de forma oportunista, prejudicando a outra parte. As transações que envolvem investimentos em ativos especí­ficos estão mais sujeitas ao risco de oportunismo. Desse modo, é recomendável que os contratos dessas transações contenham salvaguardas para proteger ambas as partes.  A presente pesquisa teve, como objetivo, descrever a situação de risco no contrato de transbordo principal dos terminais intermodais da cadeia logí­stica de grãos do Brasil. A amostra da pesquisa foi composta por 22 terminais intermodais brasileiros. A análise dos dados foi realizada utilizando-se uma tabela de contingência. Apurou-se que a maioria das transações que continham investimentos em ativos especí­ficos estava protegida com salvaguardas, e que os contratantes dos serviços de transbordo de grãos estão mais expostos ao risco de oportunismo do que os terminais contratados. Não foi observado o esquema de contratação proposto na literatura, o que sugere que as partes dessas transações de transbordo de cargas procuram se proteger de outro risco diferente do problema de hold up.

Biografia do Autor

Diogo Palheta Nery, Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo. Mestre e graduado em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Renato Luiz Sproesser, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Paí­s -

Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Silvia Morales de Queiroz Caleman, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Renata Giovinazzo Spers, Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Professora Livre-Docente da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

Nery, D. P., Sproesser, R. L., Caleman, S. M. de Q., & Spers, R. G. (2017). Risco nos Contratos de Transbordo dos Terminais Intermodais da Logí­stica de Grãos do Brasil. Revista ADM.MADE, 21(2), 17–29. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2514

Edição

Seção

Artigos