Celebridades ou Real Beleza? Investigando Influências da Propaganda no Consumo Feminino de Sabonetes

Autores

  • Rafael Mendes L¼beck Faculdades Senac-RS
  • Deborah Silveira Garrett Faculdades Senac-RS
  • Fernando de Oliveira Santini Faculdade Senac Porto Alegre

Palavras-chave:

Consumo Feminino. Propaganda. Comportamento do Consumidor.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar os fatores de influência das propagandas de sabonetes na decisão de compra das mulheres de 25 a 30 anos, estudantes universitárias e pertencentes à classe C. Delineou-se uma pesquisa com o público feminino envolvendo propagandas de produtos de beleza de duas marcas brasileiras e como essas têm influenciado em suas escolhas no momento do consumo destes produtos. Utilizaram-se campanhas "Real Beleza" da marca Dove e "Celebridades" da marca Lux, que trabalhavam com conceitos diferentes, em três focus groups na cidade de Porto Alegre. Para facilitar a análise buscou-se encontrar os fatores de influência na decisão de compra a partir dos fatores sensoriais, psicológicos e sociais e adesão ao produto. As considerações do estudo são que a força da identificação com í­cones (celebridades), a idealização da beleza, a necessidade de status social, a experiência de consumo e o sentimento de pertencimento social são os fatores mais importantes a serem considerados na influência da decisão de compra de sabonetes.

Biografia do Autor

Rafael Mendes L¼beck, Faculdades Senac-RS

Mestre em Administração pela UFSM e graduado em Marketing pelas Faculdades Senac-RS. Atualmente é professor/pesquisador na Faculdades Senac-RS trabalhando com temas sobre marketing e inovação. Atua também como professor de graduação e pós-graduação na área de Administração e de Marketing nas Faculdades Senac-RS. Realizou atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Editor adjunto. Atuou nas áreas de Marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 15 anos, perí­odo no qual ocupou cargos de analista de marketing e gerente.

Deborah Silveira Garrett, Faculdades Senac-RS

Possui graduação em Teologia pela FACULDADE TEOLOGIA BATISTA DO RIO GRANDE DO SUL (2005) , graduação em Curso Superior de Tecnologia em Marketing pela Faculdade de Tecnologia Senac/RS (2011) e especialização em Rio Grande do Sul: Sociedade, Polí­tica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) . Atualmente é Função Administrativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS. Tem experiência na área de História , com ênfase em História do Brasil. 

Fernando de Oliveira Santini, Faculdade Senac Porto Alegre

Doutorando em Administração pela Pontí­fica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS e Universidade de Caxias do Sul - UCS, possui mestrado em Administração pela PUC/RS (2008) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Gradução da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG e da Faculdade SENAC/RS. Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Vendas e Marketing da Relacionamento da FSG. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, gestão e estratégia. 

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Publicado

2012-10-02

Como Citar

L¼beck, R. M., Garrett, D. S., & Santini, F. de O. (2012). Celebridades ou Real Beleza? Investigando Influências da Propaganda no Consumo Feminino de Sabonetes. Revista ADM.MADE, 16(1), 86–109. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/210

Edição

Seção

Artigos