Estratégia de Desenvolvimento de Produtos no Agronegócio: um Estudo em Produtos Orgânicos
Palavras-chave:
Marketing do Agronegócio, Estratégia de Desenvolvimento de Produto, Produtos Orgânicos.Resumo
Os produtos orgânicos, tema deste estudo, estão voltados à busca de uma melhor qualidade de vida e da preservação do meio ambiente, pois não usam agrotóxicos e são obtidos em sistemas sustentáveis. Este trabalho buscou investigar a incidência da utilização da estratégia de desenvolvimento de produtos no setor do agronegócio orgânico, pela identificação do perfil da oferta do composto de produtos orgânicos no País, tanto os in natura quanto os derivados de processamento industrial. Utilizou-se da pesquisa exploratória para o levantamento dos produtores certificados em cada estado brasileiro, tomando por amostra não probabilística por conveniência os 354 produtores certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD). Como resultado, apresenta uma análise da incidência da adoção da estratégia de desenvolvimento de produtos pelos produtores, ao assumir a industrialização dos produtos orgânicos, bem como da composição da oferta dos produtos orgânicos in natura nos diversos estados do País.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.