Poder e Religião: a Doutrina Espí­rita no Modo de Pensar dos Gestores de Uberaba/MG

Autores

  • Vinicius Flausino da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Cintia R. O. Medeiros Universidade Federal de Uberlandia
  • Valdir Machado Valadão Júnior Universidade Federal de Uberlãndia

Palavras-chave:

religião, poder, gestão.

Resumo

 

Nesta pesquisa, nosso objetivo é analisar a influência do Espiritismo Kardecista no modo de pensar dos gestores adeptos dessa doutrina, tratando-a como um sistema cultural. Os princí­pios, valores e crenças religiosos exercem influência sobre seus adeptos, trazendo implicações para a vida prática nas diversas interações sociais, incluindo-se aquelas desenvolvidas no âmbito organizacional. Buscando compreender essa influência por meio do conceito de poder pastoral, entrevistamos doze gestores adeptos dessa doutrina e residentes na cidade de Uberaba/MG, e, como técnica de análise, utilizamos a análise de conteúdo. Como resultados, a partir da categoria "roteiro de vida: princí­pios da doutrina espí­rita", identificamos duas subcategorias: (1) o espí­rito cria seu próprio destino; e (2) na casa de meu Pai há muitas moradas. Esta pesquisa contribui para o campo dos estudos organizacionais por explorar a conexão entre religião e poder no contexto das organizações, visto que o poder é um conceito central nesse campo.

 

Biografia do Autor

Cintia R. O. Medeiros, Universidade Federal de Uberlandia

Cursando o Doutorado em Administração pela FGV, Mestre em Administração, Professora da área de Organizações e Recursos Humanos da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Silva, V. F. da, Medeiros, C. R. O., & Valadão Júnior, V. M. (2018). Poder e Religião: a Doutrina Espí­rita no Modo de Pensar dos Gestores de Uberaba/MG. Revista ADM.MADE, 22(1), 58–76. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/1959

Edição

Seção

Artigos