Como Escolho meu Carro? Uma Análise do Processo de Tomada de Decisão Familiar sob a Perspectiva do Paradigma de Curso de Vida

Autores

  • Thaysa Nascimento COPPEAD / UFRJ
  • Roberta Dias Campos COPPEAD / UFRJ
  • Ana Elisa Biolchini COPPEAD / UFRJ

Palavras-chave:

CCT, Comportamento do Consumidor, Método dos Itinerários, Curso de Vida, Processo de Tomada de Decisão.

Resumo

Apesar de ser objeto de estudo comum dentro do campo de comportamento do consumidor ao longo dos anos, as pesquisas em tomada de decisão enfocaram principalmente o momento da compra, ignorando a influência de aspectos culturais, sociais e simbólicos no processo de escolha. Ainda que, a partir de 2005, com o surgimento da Teoria da Cultura do Consumidor (Consumer Culture Theory - CCT), tais pontos tenham passado a ser tratados e estudados, a pesquisa sobre decisão ainda não incorpora o estudo de efeitos de momentos de transição ou de mudança de vida sobre os processos de escolha do consumidor. A fim de preencher tal lacuna, o paradigma de curso de vida busca analisar a trajetória de vida como tendo forte influência no processo de consumo. O presente estudo, portanto, objetiva analisar o processo de decisão de compra através do curso de vida, tendo como base a compra de um novo automóvel. Para tal finalidade, optou-se pelo método dos itinerários, dentro do qual foram realizadas 28 entrevistas em profundidade nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de São João del Rei (MG), a fim de serem obtidas diferentes trajetórias de vida. A partir dos relatos foi possí­vel perceber dois fatores de influência sobre a tomada de decisão - papel de provedor e ní­vel de identificação com a categoria - que se mostraram variantes quando analisados em determinados momentos de transição dentro da trajetória de curso de vida dos consumidores.

Biografia do Autor

Thaysa Nascimento, COPPEAD / UFRJ

Bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente estagiária de pesquisa no Centro de Estudos em Consumo da COPPEAD-UFRJ.

Roberta Dias Campos, COPPEAD / UFRJ

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Humanas e Sociais - Paris V - René Descartes - Sorbonne (2004), doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Sciences humaines et sociales - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, comportamento, pesquisa qualitativa, beleza e método dos itinerários.

Ana Elisa Biolchini, COPPEAD / UFRJ

Possui graduação em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é pesquisadora do centro de estudos em consumo do Instituto COPPEAD de Administração e professora-tutora de disciplinas de Marketing do FGV Online. Tem experiência nas áreas de Administração e Marketing, com ênfase em Gestão de Produtos e Marcas, e tendo atuado em grandes empresas como IBM Brasil, General Electric do Brasil, Novartis Consumer Health, Dentsply e Embelleze.

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

Nascimento, T., Campos, R. D., & Biolchini, A. E. (2015). Como Escolho meu Carro? Uma Análise do Processo de Tomada de Decisão Familiar sob a Perspectiva do Paradigma de Curso de Vida. Revista ADM.MADE, 19(2), 63–83. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/1555

Edição

Seção

Artigos