O Espaço da Educação no Orçamento Familiar: o Caso das Famí­lias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Autores

  • Victor de Mourão Novaes
  • Luís Alexandre Gubrits de Paula Pessôa
  • Veranise Dubeux
  • Manolita Correia Lima

Palavras-chave:

orçamento familiar, educação, Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), Rio de Janeiro.

Resumo

Este texto tem o objetivo de verificar se há diferentes padrões de alocação do orçamento familiar na categoria educação nas diversas faixas de renda da população metropolitana do Rio de Janeiro, e se há diferenças no padrão de alocação das despesas em educação dessas famí­lias entre os biênios de 2002-03 e de 2008-09, respectivamente. Com base nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE) e utilizando técnicas estatí­sticas concluiu-se que, em ambos os perí­odos, não há diferença significativa na média de gastos com educação entre as diferentes classes sociais. Do ponto de vista diacrônico, percebeu-se expressiva redução dos gastos com educação entre os dois perí­odos. Os resultados contrastam com indicadores socioeconômicos do Brasil no perí­odo, como o aumento da renda total familiar que provocou uma melhora do padrão geral de consumo das famí­lias e de sua qualidade de vida.

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

Novaes, V. de M., Pessôa, L. A. G. de P., Dubeux, V., & Lima, M. C. (2015). O Espaço da Educação no Orçamento Familiar: o Caso das Famí­lias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Revista ADM.MADE, 18(3), 62–84. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/1302

Edição

Seção

Artigos