Satisfação do Usuário de Sistema de Informação Acadêmica:Pesquisa com Utilização de Indicadores Formativos
Palavras-chave:
Sistema de Informação Acadêmico, Modelagem de Equações Estruturais, Indicadores FormativosResumo
O presente estudo teve como objetivo verificar se as dimensões "qualidade do sistema", "qualidade da informação", "qualidade do serviço" e "utilidade percebida" do sistema de informação acadêmica exercem impacto positivo sobre a satisfação do usuário. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino superior do município de Duque de Caxias, que é reconhecida pela grande relevância econômica e social em toda a região da Baixada Fluminense. Para tanto, foi conduzida pesquisa de survey, utilizando questionário estruturado com cinco opções de resposta do tipo Likert. Os dados foram tratados com modelagem de equações estruturais, utilizando mínimos quadrados parciais e considerando indicadores formativos no modelo hipotético de sistema de informação acadêmica. Como resultado, as hipóteses do estudo foram confirmadas, já que as estimativas dos parâmetros dos caminhos de cada construto em relação à satisfação do usuário apresentaram significância estatística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.