Mí­dia e estratégias de Comunicação Organizacional em ambientes da Indústria Criativa: o bios midiatizado em Fabrication Laboratories no Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Marcela Guimarães e Silva Universidade Federal do Pampa
  • Fabio Frá Fernandes Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Fabrication Laboratories (FabLabs), Comunicação Organizacional, Mí­dia e Estratégias Comunicacionais, Midiatização, Indústria Criativa.

Resumo

Este texto tem como propósito principal colocar em debate significativos aspectos que compreendem a comunicação, a mí­dia e os ambientes da Indústria Criativa em perspectiva que dialoga com a temática do dossiê da Revista ADM.MADE apresentado nesta edição. Em sí­ntese, concentramos nossas análises sobre as formas como a comunicação e a mí­dia são integradas aos ambientes comuns à indústria criativa, ao passo de desvelar os efeitos que a mediação tecnológica produz em Fabrication Laboratories (FabLabs). Ao empreender o método de investigação exploratório-descritivo-explicativo, foram objetificados seis FabLabs situados no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, quando se constataram evidências de que a comunicação é integrada nesses ambientes por meio de projetos, práticas e profissionais da comunicação agenciadas pela gestão do ecossistema midiático atual. Integração está, processualizada pela Comunicação Organizacional midiatizada, cujas estratégias articulam campos semânticos sócio-organizacionais da veiculação, vinculação e cognição midiático-comunicacional para criar um quarto bios existencial que contribui para a estruturação destes laboratórios de fabricação digital, como espaços de inovação dentro da indústria criativa. Os resultados do artigo oferecem percepções valorosas sobre o papel da comunicação organizacional estratégica e da mí­dia em ambientes que dão forma à economia criativa.

Biografia do Autor

Marcela Guimarães e Silva, Universidade Federal do Pampa

Pós-doutoranda em Comunicação e Gestão de Indústria Criativas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (mestrado profissional) e do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus São Borja, RS - Brasil. Lí­der do GPAC - Grupo de Pesquisa Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais Uunipampa-CNPq). Coordenadora do OMiCult - Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais.

Fabio Frá Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria

Relações-públicas (cooperação técnica) na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (PPGCIC/Unipampa), bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Cruz Alta (UNICRUZ), com especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Nas linhas de pesquisa "Mí­dia e Estratégias Comunicacionais" (POSCOM) e "Comunicação para Indústria Criativa" (PPGCIC), estuda Comunicação Organizacional, Relações Públicas, Ambientes e Ecossistemas de Inovação í  luz da Ecologia da Mí­dia e da Teoria da Mediatização. É membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional (UFSM / CNPq) e GPAC - Grupo de Pesquisa em Processos e Práticas em Atividades Criativas e Culturais (Unipampa / CNPq).

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Silva, M. G. e, & Fernandes, F. F. (2023). Mí­dia e estratégias de Comunicação Organizacional em ambientes da Indústria Criativa: o bios midiatizado em Fabrication Laboratories no Rio Grande do Sul, Brasil. Revista ADM.MADE, 26(3), 14–32. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/11098