Criação de Inteligência Competitiva a Partir de Regressão Logí­stica: Estudo no Setor de Telecomunicações

Autores

  • Aline Gonçalves Lins
  • Wesley Vieira da Silva
  • Carlos Olavo Quandt

Palavras-chave:

inteligência competitiva, telecomunicações, regressão logí­stica, fraudes.

Resumo

A crescente complexidade do ambiente empresarial na Nova Economia propicia o surgimento de diferentes configurações de oportunidades e de ameaças e, conseqí¼entemente, de novos desafios às empresas. Desta forma, a importância estratégica da transformação de dados e de informações em inteligência organizacional passou a determinar o ní­vel de competitividade das empresas. Nesse contexto, o processo de criação de uma sistemática de inteligência competitiva dentro da organização assume importância fundamental. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização da técnica multivariada de regressão logí­stica como auxí­lio ao desenvolvimento de conhecimentos diferenciais, a partir do estudo de caso na prevenção de fraudes em uma empresa de telecomunicações brasileira. Os resultados demonstram que a ferramenta permite uma melhoria de eficiência nos processos de auditoria de fraude, desenvolvendo, assim, diferencial importante para a empresa dentro do seu setor de atuação.

Downloads

Publicado

2009-06-04

Como Citar

Lins, A. G., Silva, W. V. da, & Quandt, C. O. (2009). Criação de Inteligência Competitiva a Partir de Regressão Logí­stica: Estudo no Setor de Telecomunicações. Revista ADM.MADE, 13(1), 38–56. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/11

Edição

Seção

Artigos