Submissão e Autonomia: Proposições Acerca da Posição de Consumidores no Sistema de Mercado de Imóveis de Porto Alegre

Autores

  • Marcio Leandro Muller Unigranrio
  • João Felipe Rammelt Sauerbronn Unigranrio e FGV
  • Marcelo Jacques Fonseca Submissão e Autonomia: Proposições Acerca da Posição de Consumidores no Sistema de Mercado de Imóveis de Porto AlegreUnisinos

Palavras-chave:

macromarketing, sistemas de mercado, autonomia do consumidor, previdência

Resumo

Para a disciplina de macromarketing, o resultado desejado de um sistema de mercado é a melhoria da qualidade de vida de seus participantes através de ações cooperativas, especialização e possibilidade de trocas voluntárias. Entretanto, os fluxos dos sistemas de mercado são moldados por seus agentes, que competem hierarquicamente, e, portanto, necessitam de regras de conduta e instituições balizadoras. O objetivo desse artigo é entender como a previdência de alguns agentes afeta a sua posição de submissão ou autonomia dentro do sistema de mercado e como isso é potencializado através das gerações. Para tanto, foi realizada pesquisa no mercado imobiliário de Porto Alegre, junto a moradores de diferentes bairros e contextos sociais. A coleta de dados combinou observação participante, entrevistas em profundidade e análise de material de divulgação de empresas do setor. Por fim, constatou-se que a diferença na preocupação de agentes com previdência, a disponibilidade de recursos dos agentes e a capacidade de ação estratégica destes geram posições relativas de submissão ou autonomia no sistema de mercado, além de potencializar o aumento da desigualdade social e a formação de sistemas de mercado paralelos.


Biografia do Autor

Marcio Leandro Muller, Unigranrio

Doutorando do PPGA/Unigranrio

João Felipe Rammelt Sauerbronn, Unigranrio e FGV

Professor do PPGA/Unigranrio e da ECMI/FGV

Marcelo Jacques Fonseca, Submissão e Autonomia: Proposições Acerca da Posição de Consumidores no Sistema de Mercado de Imóveis de Porto AlegreUnisinos

Coordenador do PPGN/Unisinos

Downloads

Publicado

2023-04-03

Como Citar

Muller, M. L., Sauerbronn, J. F. R., & Fonseca, M. J. (2023). Submissão e Autonomia: Proposições Acerca da Posição de Consumidores no Sistema de Mercado de Imóveis de Porto Alegre. Revista ADM.MADE, 26(2). Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/10932

Edição

Seção

Novas Abordagens em Marketing