Em Busca de Possibilidades para o Estudo Culturalista do Consumo de Alimentos: Uma Análise da Produção Científica dos Últimos Quinze Anos
Palavras-chave:
Consumo de Alimentos, Cultura e Consumo, Estudo Culturalista do ConsumoResumo
O aumento do interesse público pela alimentação é refletido em uma grande variedade de meios e a comida ocupa uma posição proeminente na vida das pessoas. A alimentação também atraiu a atenção de acadêmicos como um meio de se lançar luz sobre uma ampla extensão de práticas culturais e o crescimento do número de trabalhos que tratam do consumo de alimentos reflete o aumento de interesse pelo tema dentro dos estudos de consumo. Com o objetivo de compreender possibilidades de caminhos para teorização sobre consumo de alimentos no campo de estudos de consumo culturalistas, os autores realizaram um levantamento da produção científica sobre consumo de alimentos publicada nos periódicos Journal of Consumer Research (JCR), Consumption Markets & Culture (CMC) e Journal of Consumer Culture (JCC) no período entre os anos 2007 e 2021. A abordagem metodológica descritivo-qualitativa foi baseada na análise dos artigos e permitiu a compreensão das tendências epistemológicas, teóricas e metodológicas dos estudos de consumo de alimentos e a comparação entre os três periódicos. Como resultado, os autores propõem possíveis caminhos para a pesquisa culturalista sobre consumo de alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.