Análise do Conteúdo da Comunicação de Processos Seletivos para Programas de Trainees
Palavras-chave:
programas de trainees, recrutamento, gestão de recursos humanos, encaixe pessoa-organização, jovens.Resumo
Os programas de trainees têm sido amplamente utilizados pelas organizações para a atração de jovens profissionais. Com base na literatura sobre atratividade do empregador, que se insere no processo de recrutamento de pessoas, e partindo da reconhecida importância do encaixe pessoa-organização, o presente estudo teve por objetivo analisar o conteúdo da comunicação de anúncios e de cartazes informativos de 75 processos seletivos para programas de trainees. Duas vertentes foram levadas em consideração na análise: como as empresas procuram atrair potenciais candidatos e como traçam o perfil dos profissionais desejados. Com relação às características da empresa e do trabalho usadas para atrair candidatos, apenas quatro - perspectivas de crescimento e de carreira, desenvolvimento pessoal, tamanho da empresa, e presença global - responderam por quase metade das menções (46%). Sobre o perfil desejado, verificou-se que poucas empresas se preocuparam em detalhar o tipo de candidato que procuram para compor seus quadros. Esses resultados, em seu conjunto, evidenciam uma situação que tende a ser prejudicial tanto para empresas como para candidatos. Enquanto as empresas não conseguem apresentar-se de forma diferenciada, também acabam por dificultar o processo de escolha dos jovens em início de carreira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.