Imagens Coloniais na Contemporaneidade: Um Estudo Decolonial Acerca de Propagandas Turísticas Relacionadas à África
Palavras-chave:
Decolonialismo, racismo, colonialidade, propaganda, África.Resumo
O presente estudo teve como propósito compreender, por meio de uma perspectiva decolonial, como consumidores brasileiros reproduzem discursos colonialistas sobre a África a partir de propagandas que retratam países do continente em questão. Para alcançar tal objetivo, foram feitas 15 entrevistas em profundidade, de forma que os entrevistados pudessem discutir suas impressões a respeito de propagandas de agências de turismo e intercâmbio brasileiras com imagens de destinos no continente africano. A análise mostra como os entrevistados reproduzem os discursos colonialistas quando representam o continente africano de maneira estereotipada, adotando uma postura de benevolência em relação à África e os africanos, como se pudessem ajudar a amenizar seus atrasos. Acreditam também que o continente tem diferenças entre suas regiões ao norte e ao sul, imaginando os países mais próximos à Europa como sendo mais desenvolvidos dada a influência que sofreram dos europeus. Há, todavia, entendimentos de que as imagens retratadas nas propagandas não refletem a real natureza diversa e complexa da África. Entretanto, para que as distorções carregadas por consumidores sobre o continente africano e o seu povo possam ser corrigidas, a área de marketing precisa ser mais consciente do seu papel de informar adequadamente tais realidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.