O Impacto da Pandemia na Percepção Socioambiental dos Atores da Comunidade de uma Instituição de Ensino Pública

Autores

  • Aline Guimarães Monteiro Trigo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Evelyn Correia Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Å¡rsula Gomes Rosa Maruyama Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • José Aires Trigo Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

comportamento, sustentabilidade, coronaví­rus.

Resumo

A situação crí­tica relacionada à COVID-19 atraiu as atenções da comunidade cientí­fica. A pandemia trouxe muitas mudanças, não apenas na saúde, mas no estilo de vida das pessoas. A sociedade vem questionando-se sobre o caminho que deve tomar quanto à possibilidade de uma transformação comportamental. Portanto, este artigo busca analisar a percepção socioambiental da comunidade do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, quanto à adoção de hábitos sustentáveis. Por meio de uma pesquisa descritiva, utilizou-se um questionário estruturado para capturar informações sobre os hábitos de consumo diante da COVID-19. Os resultados demonstraram que hábitos que não exijam tempo e esforço foram os mais citados, enquanto aqueles que necessitam de dedicação apresentaram uma baixa frequência de citação para sua execução. Um pouco mais da metade dos respondentes estaria disposto a mudar para um estilo sustentável de vida, contudo, percebe-se que os motivos da não adoção se iniciam no desconhecimento sobre o que fazer e a própria rotina diária, que interfere em como a pessoa lida com novos hábitos. Constatou-se uma tendência de mudança de postura, buscando hábitos responsáveis. Embora seja cedo prever quando o mundo voltará a uma vida próxima do normal, novos padrões de comportamento e de consumo consciente podem ser incorporados ao cotidiano.


Biografia do Autor

Aline Guimarães Monteiro Trigo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutora e Mestre em Planejamento Ambiental (PPE) da COPPE/UFRJ, Graduada em Engenharia Quí­mica (UFRJ) e em Licenciatura em Quí­mica (UERJ). Professora dos cursos de ensino superior do CEFET/RJ. Desenvolve projetos institucionais de extensão e de iniciação cientí­fica. Atualmente, é chefe da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI/DIGES/CEFET/RJ). Publicou artigos em periódicos e em eventos nacionais e internacionais. Possui capí­tulos em livros publicados/ organizados, além de produtos tecnológicos. Atua na área de meio ambiente, com ênfase em gestão ambiental, educação ambiental, economia ambiental e saneamento ambiental. Em suas atividades profissionais interagiu com 23 colaboradores em co-autorias de trabalhos cientí­ficos.

Evelyn Correia Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Aluna do curso técnico em Eletrotécnica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Realiza iniciação cientí­fica durante o perí­odo 2020/ 2021, orientada pela professora Aline Trigo, cuja proposta de projeto de pesquisa institucional é demonstrar a importância de apoiar iniciativas e projetos sustentáveis durante e pós coronaví­rus.

Å¡rsula Gomes Rosa Maruyama, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI) do IBICT/UFRJ, Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE/CEFET/RJ) e Graduada em Administração Industrial pelo CEFET/RJ. Possui MBA Gerenciamento de Projetos, MBA Gestão Pública e especialização (em curso EAD/IFPR) em Gestão de Relações Internacionais. Professora do CEFET/RJ, atuando nos cursos de graduação em Administração, Engenharias (Elétrica, Automação, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica), Ciência da Computação e Lí­nguas Estrangeiras Aplicadas a Negócios Internacionais (LEANI). Bolsista do Programa de Produtividade Acadêmica para Coordenadores de Disciplina (PA2) nos cursos de graduação EAD oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, disciplina Gerenciamento de Projetos. Diretora Sistêmica de Gestão Estratégica CEFET-RJ (2016 a 2018).

José Aires Trigo, Universidade Estácio de Sá

Doutor em Ciência Polí­tica pela Universidade Candido Mendes, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e licenciado em Matemática pela Universidade Castelo Branco. Atualmente é professor da Universidade Estácio de Sá - UNESA, atuando em ní­vel de graduação e pós-graduação, especialmente, no Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da UNESA. Tem experiência profissional na área de gestão e economia, com ênfase em Ambiente e Finanças.

Downloads

Publicado

2022-01-27

Como Citar

Trigo, A. G. M., Ribeiro, E. C., Maruyama, Å¡rsula G. R., & Trigo, J. A. (2022). O Impacto da Pandemia na Percepção Socioambiental dos Atores da Comunidade de uma Instituição de Ensino Pública. Revista ADM.MADE, 25(1), 023–039. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/9994

Edição

Seção

Artigos