Aplicação da Inteligência Artificial no Ensino Superior: Áreas e Características
Palavras-chave:
Inteligência Artificial na Educação, Ensino Superior, Revisão Sistemática da LiteraturaResumo
Com a disseminação das tecnologias da indústria 4.0, diferentes setores tiveram suas práticas modificadas de forma estratégica. No setor de educação, diversas tecnologias foram incorporadas ao longo das últimas décadas, visando não só inovações no ensino e na aprendizagem, mas também a melhor gestão desse processo. Recentemente, ganhou destaque o aumento contínuo das aplicações de Inteligência Artificial (IA) nesse campo e as possibilidades que isso gera. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é apresentar o estado da arte das pesquisas sobre as aplicações da IA no Ensino Superior, por meio de uma revisão sistemática da literatura. A partir de 128 publicações identificadas no período compreendido entre 2010 e 2020, foram selecionados 30 artigos, de acordo com critérios de inclusão, exclusão e qualidade, e com o suporte do software Parsifal. Os artigos selecionados foram analisados em termos de distribuição anual, metodologia aplicada, bem como áreas e características na aplicação da IA no contexto educacional. Intelligent support for collaborative learning e Intelligent Tutoring Systems (ITS) foram as intervenções mais utilizadas, com o objetivo de melhorar os processos de ensino e aprendizagem, fornecer orientação personalizada, feedbacks ou até mesmo nas tomadas de decisão, através de técnicas de IA habilitadas para a modelagem de dados. A contribuição deste trabalho está no mapeamento das principais aplicações da IA no ensino superior.Downloads
Publicado
2022-01-27
Como Citar
Cavalcanti, W. M., Tavares, E., & Castro Pereira Júnior, J. L. (2022). Aplicação da Inteligência Artificial no Ensino Superior: Áreas e Características. Revista ADM.MADE, 25(1), 040–061. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/9990
Edição
Seção
Artigos
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