Aplicação da Inteligência Artificial no Ensino Superior: Áreas e Caracterí­sticas

Autores

  • Wania Mello Cavalcanti UFRJ
  • Elaine Tavares COPPEAD
  • Joel Lima Castro Pereira Júnior UFF

Palavras-chave:

Inteligência Artificial na Educação, Ensino Superior, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

Com a disseminação das tecnologias da indústria 4.0, diferentes setores tiveram suas práticas modificadas de forma estratégica. No setor de educação, diversas tecnologias foram incorporadas ao longo das últimas décadas, visando não só inovações no ensino e na aprendizagem, mas também a melhor gestão desse processo. Recentemente, ganhou destaque o aumento contí­nuo das aplicações de Inteligência Artificial (IA) nesse campo e as possibilidades que isso gera. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é apresentar o estado da arte das pesquisas sobre as aplicações da IA no Ensino Superior, por meio de uma revisão sistemática da literatura. A partir de 128 publicações identificadas no perí­odo compreendido entre 2010 e 2020, foram selecionados 30 artigos, de acordo com critérios de inclusão, exclusão e qualidade, e com o suporte do software Parsifal. Os artigos selecionados foram analisados em termos de distribuição anual, metodologia aplicada, bem como áreas e caracterí­sticas na aplicação da IA no contexto educacional. Intelligent support for collaborative learning e Intelligent Tutoring Systems (ITS) foram as intervenções mais utilizadas, com o objetivo de melhorar os processos de ensino e aprendizagem, fornecer orientação personalizada, feedbacks ou até mesmo nas tomadas de decisão, através de técnicas de IA habilitadas para a modelagem de dados. A contribuição deste trabalho está no mapeamento das principais aplicações da IA no ensino superior.

Biografia do Autor

Wania Mello Cavalcanti, UFRJ

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas no Instituto COPPEAD - UFRJ. Pós-Graduação em Educação Tecnológica pelo CEFET-RJ e Professora do IFRJ. 

Elaine Tavares, COPPEAD

Doutora em Administração de pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EBAPE). Professora do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Joel Lima Castro Pereira Júnior, UFF

Doutor em Neural Systems pelo Imperial College da University of London (UL). Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAD) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2022-01-27

Como Citar

Cavalcanti, W. M., Tavares, E., & Castro Pereira Júnior, J. L. (2022). Aplicação da Inteligência Artificial no Ensino Superior: Áreas e Caracterí­sticas. Revista ADM.MADE, 25(1), 040–061. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/9990

Edição

Seção

Artigos