Modelos Estatí­sticos para Previsão do LGD de Empréstimos de Varejo

Autores

  • Natália Cordeiro Zaniboni Universidade de São Paulo
  • Alessandra de vila Montini Universidade de São Paulo
  • Alcides Carlos de Araújo Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Basiléia, Loss Given Default, Regressão Logí­stica, Árvore de Decisão, Risco de Crédito

Resumo

A concessão de crédito gera riscos financeiros que podem ocasionar a inadimplência e a quebra de grandes instituições financeiras. Diversos modelos de previsão de inadimplência foram criados para o gerenciamento do risco de crédito. Estes modelos estatí­sticos vêm sendo constantemente aprimorados com as exigências do Acordo de Basiléia 2, que apresenta o capital requerido para risco de crédito, composto por três componentes de risco: probabilidade de descumprimento (PD), exposição no momento do descumprimento (EAD) e perda financeira dado o descumprimento (LGD). A modelagem estatí­stica do componente LGD se mostrou complexa e sua distribuição tem difí­cil ajuste. Esse estudo objetivou propor uma técnica de modelagem e previsão do LGD em duas fases: na primeira fase, é prevista a probabilidade de o LGD ser alto (maior que 50%). Na segunda fase, o LGD é predito por meio do LGD médio de cada grupo (alto LGD e baixo LGD). O diferencial dessa técnica é a proposta de utilização da média na segunda fase. Os resultados indicam que, na primeira fase, uma árvore de decisão é mais adequada que uma regressão logí­stica, pois classificou corretamente 91%, ante 87% do modelo de regressão logí­stica. O segmento e a EAD afetam o LGD. O modelo final proposto foi comparado com um modelo de regressão linear e apresentou melhor ajuste, com menor soma dos quadrados dos erros.

Biografia do Autor

Natália Cordeiro Zaniboni, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração na FEA-USP na linha de pesquisa Métodos Quantitativos, com mestrado em Administração na FEA-USP, graduação em Estatí­stica pela UFSCar e especialização em Produtos Financeiros e Gestão de Riscos. Possui experiência na área de Probabilidade e Estatí­stica, com ênfase em modelos estatí­sticos para Gerenciamento de Riscos de Crédito e Mercado, especialmente modelos para Basiléia e riscos de subscrição e de crédito em Seguradoras.

Alessandra de vila Montini, Universidade de São Paulo

Atualmente é professora da Área de Métodos Quantitativos e Informática da Faculade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Sua carreira universitária foi feita na Universidade de São Paulo. Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA-USP (2003), Mestra (2000) e Bacharel (1995) em Estatí­stica pelo Instituto de Matemática e Estatí­stica IME-USP. Tem experiência na área de Data Mining, Big Data e Métodos Quantitativos Aplicados. Principais Temas de Estudo: Big Data, Data Mining, Modelos de Previsão e Modelos de Séries Temporais.

Alcides Carlos de Araújo, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2009), Mestrado pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador do grupo de pesquisa Gestão de Pessoas e Tecnologia - GEPET, com principal atuação na análise de dados quantitativos. Também auxiliou na Gestão Financeira e análise de dados do Núcleo de Estudos em Hospitalidade e Turismo - NEHOTUR, foi pesquisador do Centro de Estudos em Finanças - GVCEF (SP) e monitor na Fundação Instituto de Administração - FIA. Atualmente é doutorando na Universidade de São Paulo - USP.

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

Zaniboni, N. C., Montini, A. de vila, & Araújo, A. C. de. (2015). Modelos Estatí­sticos para Previsão do LGD de Empréstimos de Varejo. Revista ADM.MADE, 19(2), 1–20. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/973

Edição

Seção

Artigos