Bancos de Tempo como Estilos de Vida Colaborativos na Era Digital: Um Estudo de Caso da Plataforma Beliive

Autores

  • Alda Rosana Duarte Almeida
  • Priscila Santos Alves Corrêa UFRJ

Palavras-chave:

estilos de vida colaborativos, consumo colaborativo, banco de tempo, compartilhamento, confiança

Resumo

O consumo colaborativo é um movimento que prospera no mundo com o aumento do acesso aÌ€ Internet, mídias sociais e telefones celulares, e também com a mudança de comportamento do consumidor. Embora a maior parte das pesquisas tenha se concentrado em seus aspectos econômicos, haÌ práticas que vão além da orientação para o mercado, como as observadas nos Estilos de Vida Colaborativos, um dos sistemas de consumo colaborativo. Dessa forma, nesse estudo teve-se como objetivo compreender por que as pessoas colaboram em plataformas que não envolvem dinheiro entre os participantes. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, por meio de entrevistas semiestruturadas com membros e especialista do banco de tempo Beliive, plataforma online gratuita. Os resultados sugerem que o bem comum é o maior motivador para a colaboração na plataforma, apesar de ter sido percebido entre os participantes pouca consciência sustentável e também impulsionadores que visavam a um benefício financeiro.

Biografia do Autor

Alda Rosana Duarte Almeida

Professora Associada da Escola da Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ). Doutora em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Administração, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP); mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE-FGV; pós-graduada em Gestão Empresarial pela COPPEAD-UFRJ. Tem experiência tanto acadêmica quanto profissional nas áreas de administração, com ênfase em Marketing. Atua em pesquisas na área de marketing de serviços e comportamento do consumidor, mais especificamente na análise de construtos para entendimento de relações relevantes aos estudiosos de marketing.

Priscila Santos Alves Corrêa, UFRJ

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestra pelo Programa de Criação e Produção de Conteúdos Digitais da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Atua nas áreas de comunicação e marketing.

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Almeida, A. R. D., & Corrêa, P. S. A. (2021). Bancos de Tempo como Estilos de Vida Colaborativos na Era Digital: Um Estudo de Caso da Plataforma Beliive. Revista ADM.MADE, 24(3), 74–94. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/9698

Edição

Seção

Artigos