O Mercado de Produtos Agroecológicos em Duque de Caxias: Uma Análise das Práticas de Mercado
Palavras-chave:
Mercado, Práticas de Mercado, Agroecológico.Resumo
Neste trabalho tem-se por objetivo principal analisar as práticas que moldam o mercado de produtos de base agroecológicas, comercializados em um dos principais Shoppings no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Ao longo da pesquisa aprofundamos o conhecimento dentro da literatura que norteou a discussão teórica sobre as práticas de mercado, cujo arcabouço teórico fundamenta-se nas literaturas sobre práticas de mercado de Kjellberg e Helgesson, que podem ser classificadas como: troca, normativa e representacional. Além disso, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e de cunho descritivo. Para analisarmos as práticas, foi necessária a utilização de métodos distintos, de acordo com as fontes disponíveis. Dentre os tipos de técnicas utilizadas para tratamento dos dados, optamos pela análise de conteúdo. Após a análise das práticas no mercado, concluímos que o mercado é constituído a partir de um processo contínuo de traduções que interligam as práticas, podendo provocar interferência umas às outras, o que significa que muitos atores podem moldar os mercados em diferentes tipos de práticas, conforme afirma Kjellberg e Helgesson (2006, 2007).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.