O Mercado de Produtos Agroecológicos em Duque de Caxias: Uma Análise das Práticas de Mercado

Autores

  • Marilia Matheus Melo
  • Denise Franca Barros UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Mercado, Práticas de Mercado, Agroecológico.

Resumo

Neste trabalho tem-se por objetivo principal analisar as práticas que moldam o mercado de produtos de base agroecológicas, comercializados em um dos principais Shoppings no municí­pio de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Ao longo da pesquisa aprofundamos o conhecimento dentro da literatura que norteou a discussão teórica sobre as práticas de mercado, cujo arcabouço teórico fundamenta-se nas literaturas sobre práticas de mercado de Kjellberg e Helgesson, que podem ser classificadas como: troca, normativa e representacional. Além disso, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e de cunho descritivo. Para analisarmos as práticas, foi necessária a utilização de métodos distintos, de acordo com as fontes disponí­veis. Dentre os tipos de técnicas utilizadas para tratamento dos dados, optamos pela análise de conteúdo. Após a análise das práticas no mercado, concluí­mos que o mercado é constituí­do a partir de um processo contí­nuo de traduções que interligam as práticas, podendo provocar interferência umas às outras, o que significa que muitos atores podem moldar os mercados em diferentes tipos de práticas, conforme afirma Kjellberg e Helgesson (2006, 2007).

Downloads

Publicado

2022-01-27

Como Citar

Melo, M. M., & Barros, D. F. (2022). O Mercado de Produtos Agroecológicos em Duque de Caxias: Uma Análise das Práticas de Mercado. Revista ADM.MADE, 25(1), 062–080. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/9497

Edição

Seção

Artigos