Entrando no "Clube do Bolinha" e fazendo do "limão uma limonada": estudo sobre a participação de mulheres em conselhos de empresas listadas na B³

Autores

  • Pedro Favarini Aires de Lima Centro Universitário Unihorizontes
  • Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo Centro Universitário Unihorizontes
  • Fernanda Versiani Centro Universitário Unihorizontes

Palavras-chave:

Guetos Profissionais, Governança Corporativa, Mulheres, Gestão Feminina, Teto de Vidro.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a participação das mulheres nos conselhos de administração e conselhos de direção de empresas que se enquadram no Ní­vel 1 e Ní­vel 2 de governança corporativa, além de relatar as experiências profissionais, as barreiras e as oportunidades percebidas por elas. Para isto, baseou-se nos conceitos sobre governança corporativa; divisão sexual do trabalho; guetos profissionais e fenômeno teto de vidro. A pesquisa é qualitativa do tipo descritivo. Em um primeiro momento, a participação das mulheres é descrita por meio de dados secundários coletados no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em seguida, é analisada a percepção de treze mulheres que ocupam cargos em conselhos de administração e conselhos de direção de empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B³), por intermédio de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram analisadas com base na técnica da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a participação das mulheres ainda é pouco significativa neste "tipo de trabalho" atribuí­do aos homens, tendo como principal desafio fazer parte do network para conseguir entrar no "Clube do Bolinha" e se manter na função. As entrevistadas precisam provar diariamente que são tão competentes quanto os homens para as atividades relacionadas à governança corporativa, sendo necessário enfrentar as barreiras e romper o teto de vidro, criando oportunidades e "fazendo do limão uma limonada".

Biografia do Autor

Pedro Favarini Aires de Lima, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes (Foi bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior), atua como pesquisador no Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão (NURTEG) e no Núcleo de Pesquisa em Contabilidade (NUCONT). Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Novos Horizontes (2016). Foi Bolsista de Iniciação Cientí­fica da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq). Possui interesse em pesquisas na área do empoderamento feminino, gênero, relações de poder e liderança, comportamento organizacional, economia, finanças, empreendedorismo, estratégias de mercado e competitividade, decisões e avaliação de investimento, desempenho econômico-financeiro. Atualmente leciona em cursos de graduação bacharelado e graduação tecnológica na modalidade presencial e a distância no Centro Universitário Unihorizontes.

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Centro Universitário Unihorizontes

Bolsista Sênior do CNPq. Professora Titular do Centro Universitário Unihorizontes. Professora Titular aposentada da UFMG. Reitora do Centro Universitário Unihorizontes. Doutora em Ciências das Organizações pela Université Paris IX - Dauphine - França, 1983, mestrado em Administração (Administração Geral e Relações Industriais) pelo Departamento de Ciências Administrativas da UFMG, 1978, especialização - Diploma de Estudos Aprofundados - DEA, pela Université Paris IX - Dauphine - França, 1980 e bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, 1972. Coordenadora do Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologia de Gestão ? NURTEG. Membro titular do Conselho Curador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular ? FUNADESP, nos biênios 2009-2011 e 2017-2019. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Ní­vel 1b e 1D - do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico - CNPq. Consultora ad hoc de várias revistas acadêmicas. Consultora ad hoc da CAPES ? Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior. Representante Estadual da ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração no Estado de Minas Gerais nos biênios de 2010-2014. Consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico - CNPq. Participa ativamente de Bancas Examinadoras de Defesa de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Participa de Bancas para concurso de Professor. Foi representante da área de Administração junto ao CNPq no perí­odo de junho de 2002 a junho de 2005. Criou o Curso de Doutorado em Administração da UFMG em 1995. Foi criadora e Coordenadora do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração ? CEPEAD/UFMG no perí­odo de 1993 a 1996. Foi Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG no perí­odo de 1983 a 1985. Autora de vários artigos, capí­tulos de livros e coautora de livros. Áreas de interesse: relações de poder, relações de gênero, processos de regulação de conflitos, gerentes, identidade profissional, simbolismo, empoderamento, cultura, geração e inovação.

Fernanda Versiani, Centro Universitário Unihorizontes

Pós-doutoranda em Administração no Centro Universitário Unihorizontes. Doutora em Administração da Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) com ênfase em Relações de Trabalho e Recursos Humanos. Professora do Centro Universitário Unihorizontes. Atualmente é lí­der de tema 3: Trabalho e questões de gênero: desafios contemporâneos do EnGPR/2020. Membro do projeto de pesquisa CNPq 2018 intitulado como: Trabalhadores Imigrantes, Mulheres e LGBTs: desafios para as Relações de Trabalho ? Estudos em mercados de trabalho do Brasil, Argentina, México, EUA, Irlanda e Inglaterra. Avaliadora de periódicos na área de Recursos Humanos. Membro do grupo de pesquisa: Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão (NURTEG) - Centro Universitário Unihorizontes. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Recursos Humanos (RH) e Relações de Trabalho (RTs) - NERHURT. Professora visitante da Academia da Polí­cia Militar do Estado de Minas Gerais (2018). Tem experiência na área de Administração de Recursos Humanos e Relações de Trabalho nos seguintes temas: gestão de pessoas, liderança, empoderamento feminino, gestão da diversidade, gênero, imigrantes no mercado de trabalho, gestão de carreira, cultura organizacional, relações de trabalho comparadas e comportamento organizacional. Graduada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva (2009). Especialista em Gestão Estratégica de Marketing. Mestra em Administração pela PUC-Minas (2016).

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Lima, P. F. A. de, Melo, M. C. de O. L., & Versiani, F. (2022). Entrando no "Clube do Bolinha" e fazendo do "limão uma limonada": estudo sobre a participação de mulheres em conselhos de empresas listadas na B³. Revista ADM.MADE, 25(3), 1–21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/8380

Edição

Seção

Artigos