Estratégia de Empreendedorismo Corporativo em Pequenas e Médias Empresas Brasileiras: o Caso de uma Empresa de Tecnologia da Informação

Autores

  • Patricia Viveiros de Castro Krakauer Universidade de São Paulo
  • Lindolfo Galvão de Albuquerque Universidade de São Paulo
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

empreendedorismo corporativo, estratégia de empresas empreendedoras, pequenas e médias empresas (PMEs).

Resumo

Este artigo tem como proposta analisar atividades de empreendedorismo corporativo em pequenas e médias empresas (PMEs), procurando identificar as principais caracterí­sticas de uma empresa que cultiva esta estratégia, bem como os incentivos proporcionados a seus colaboradores. Foi realizada uma revisão da literatura abordando temas relacionados ao empreendedorismo corporativo, caracterí­sticas de empresas empreendedoras, gestão de pessoas e contextualização de PMEs, sendo que tais dados constituí­ram o alicerce para a estruturação da pesquisa de campo. A metodologia utilizada foi exploratória, qualitativa, dividida em duas etapas. Na primeira etapa foram realizadas entrevistas online com especialistas, de forma a adquirir maior conhecimento sobre o tema e, na segunda etapa, foi realizado um estudo de caso único em uma PME brasileira. Com a análise dos dados obtidos nas duas etapas, observou-se que, apesar de o empreendedorismo corporativo ainda ser uma prática pouco utilizada por PMEs, pode trazer resultados benéficos para as mesmas. Também demonstrou ser uma possibilidade viável para as empresas de menor porte, sinalizando que empresas empreendedoras possuem caracterí­sticas especí­ficas que as diferenciam das demais e que o incentivo ao empreendedorismo corporativo depende da cultura da organização e das pessoas envolvidas no processo. Este artigo procurou contribuir para que PMEs utilizem o empreendedorismo corporativo como uma forma de fomentar a criatividade, a capacidade de inovação, aumentando a sua competitividade.

Downloads

Publicado

2013-11-29

Como Citar

Viveiros de Castro Krakauer, P., Galvão de Albuquerque, L., & Isnard Ribeiro de Almeida, M. (2013). Estratégia de Empreendedorismo Corporativo em Pequenas e Médias Empresas Brasileiras: o Caso de uma Empresa de Tecnologia da Informação. Revista ADM.MADE, 17(2), 49–65. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/741

Edição

Seção

Artigos