A organização do consumo de crédito à luz do Marketing: um estudo com o segmento idoso de baixa renda

Autores

  • Gustavo Tomaz de Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Vítor de Jesus Silva Fagundes Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)
  • Simone de Souza Silva Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)
  • Luiz Felipe de Souza Andrade Centro Universitário de Belo Horizonte

Palavras-chave:

Consumo, crédito, idoso, baixa renda, interseccionalidade.

Resumo

Pesquisas mais recentes sobre a sociologia do Marketing apontam o consumo de crédito para além do aspecto utilitário, percebendo-o como um bem social. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é compreender como a organização social do segmento idoso de baixa renda se relaciona com o mercado de consumo de crédito à luz do Marketing, trazendo desdobramentos benéficos e ou prejudiciais. Metodologicamente, se fez uso da observação participante, de relatos em diários de campo, e de entrevistas individuais semiestruturadas com 24 idosos. As evidências foram interpretadas por análise de conteúdo categorial. Como resultados, o que se nota é que a vida social do consumidor influencia ou é influenciada por trajetórias passadas em sua vida, e que a necessidade do idoso ou seu afastamento do mercado de crédito é interligada com diferentes esferas da sua vida. Como implicações, propõe-se que essa interligação é interseccional, isso é, que os idosos compartilham, experimentam e gerenciam desvantagens entrelaçadas. Essa visão oferece várias estratégias para explorar as semelhanças e as diferenças em grupos sociais que experimentam marginalizações que se cruzam. Novos trabalhos intersetoriais podem surgir não só para analisarem as categorias sociais sobrepostas, mas também para fornecer uma análise mais profunda dos processos estruturais que criam e exacerbam a vulnerabilidade do consumidor, considerando os contextos econômicos, sociais, culturais e polí­ticos.

Biografia do Autor

Gustavo Tomaz de Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). E-mail: gustavo.almeida@uemg.br

Vítor de Jesus Silva Fagundes, Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

Discente do curso de Ciências Contábeis no Centro Universitário de Belo Horizonte. E-mail: vitorfagundes1997@hotmail.com

Simone de Souza Silva, Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

Discente do curso de Ciências Contábeis no Centro Universitário de Belo Horizonte. E-mail: simone.silva@orplan.com.br

Luiz Felipe de Souza Andrade, Centro Universitário de Belo Horizonte

Discente do curso de Ciências Contábeis no Centro Universitário de Belo Horizonte. E-mail: luizdesouza16@hotmail.com

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

Almeida, G. T. de, Fagundes, V. de J. S., Silva, S. de S., & Andrade, L. F. de S. (2019). A organização do consumo de crédito à luz do Marketing: um estudo com o segmento idoso de baixa renda. Revista ADM.MADE, 23(1), 38–56. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/6076

Edição

Seção

Artigos