Caracterização e Avaliação da Eficiência dos Terminais Intermodais do Corredor Logí­stico de Grãos Centro-Leste

Autores

  • Alexandre Borges Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renato Luiz Sproesser Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ricardo Silveira Martins Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

logí­stica agroindustrial, Análise Envoltória de Dados (DEA), terminal intermodal.os (DEA), terminal intermodal.

Resumo

Ao mesmo tempo em que aumenta a produção agrí­cola nacional, aumenta também o desafio para reduzir os custos logí­sticos associados. A intermodalidade surge como alternativa para reduzir custos e aumentar a competitividade do setor. O terminal intermodal, portanto, ganha destaque, uma vez que seu desempenho tende a afetar todo sistema logí­stico. Sendo assim, esse estudo objetiva caracterizar e mensurar as eficiências técnicas de terminais intermodais do corredor logí­stico centro-leste brasileiro por meio do modelo Variable Return to Scale (VRS) visando a maximizar o output da técnica Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados apontam significativa heterogeneidade quanto ao porte, à movimentação e à eficiência dos terminais. Dos cinco terminais que alcançaram máxima eficiência, um opera em escala ótima e outro opera acima da escala de produção. Os demais terminais apresentam capacidade ociosa e, consequentemente, oportunidades de ganhos de eficiência e ou de escala. Esses resultados podem, portanto, servir como apoio à decisão para gestores com o intuito de aumentar a eficiência dos terminais e o transporte intermodal no Paí­s.

 

Biografia do Autor

Alexandre Borges Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui gradução em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e Mestrado em Administração pelo Programa em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGAd-UFMS (2012), atuando principalmente nos seguintes temas: logí­stica agroindustrial, escoamento de grãos, intermodalidade e avaliação de desempenho. Atualmente desenvolve pesquisas no Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU-UnB).

Renato Luiz Sproesser, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1991), MBA em Agribusiness pela ESSEC-França (1993) e doutorado em Génie de Systí¨mes Industriels - Institut National Polytechnique de Lorraine-França(1995) (Revalidação UFMG: Doutorado em Administração). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Gestão com ênfase em Organização Industrial e Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: coordenação de sistemas agroindustriais, cadeias produtivas, competitividade, estratégia, e varejo alimentar.

 

Ricardo Silveira Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor de Gestão de Operações e Logí­stica na graduação em Administração e no Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD/FACE/UFMG). É um dos lí­deres do Núcleo Interdisciplinar em Pesquisa e Extensão em Logí­stica (NIPELOG-UFMG). Lí­der do Tema "Estratégia e Gestão de Operações Industriais" na Área GOL - Gestão de Operações e Logí­stica no Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Logí­stica e cadeias de suprimentos, Processos logí­sticos em pequenas e médias empresas, Logí­stica agroindustrial, Estratégias logí­sticas, Gestão do transporte e Infraestrutura de transporte. 

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Publicado

2013-10-07

Como Citar

Santos, A. B., Sproesser, R. L., & Martins, R. S. (2013). Caracterização e Avaliação da Eficiência dos Terminais Intermodais do Corredor Logí­stico de Grãos Centro-Leste. Revista ADM.MADE, 17(1), 1–23. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/548

Edição

Seção

Artigos