Os Significados do Consumo de Imóveis de Luxo na Perspectiva da Consumer Culture Theory (CCT)

Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ronan Leandro Zampier Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC

Palavras-chave:

consumo, luxo, consumer culture theory (CCT), imóveis.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar a forma como os consumidores de alta renda constroem os significados relacionados aos imóveis de luxo a partir da Consumer Culture Theory (CCT). O referencial teórico do trabalho abordou os seguintes temas: consumo e suas abordagens cultural e simbólica, Consumer Culture Theory e, por fim, o conceito e as caracterí­sticas do fator luxo. Foi realizada pesquisa qualitativa de caráter descritivo, e a escolha dos sujeitos participantes foi feita pelo procedimento denominado bola de neve. A análise das evidências foi realizada com o apoio do software de análise qualitativa Atlas TI, utilizando-se também o método de análise de discurso concebido por Gill (2002). A análise dos resultados apontou diversos aspectos da cultura brasileira e locais articulados à percepção do luxo: percepções sobre o conceito de luxo e caracterí­sticas dos imóveis de luxo, motivos da compra, experiências de consumo de imóveis, influências e relações sociais e distinção, relação com os imóveis, entre outros. Esses aspectos se tornam relevantes para a construção de significados por parte de indiví­duos de alta renda, enquanto consumidores de imóveis de luxo.

Biografia do Autor

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Administração pelo CEPEAD/UFMG. Professor do PPGA/PUC Minas

Ronan Leandro Zampier, Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC

Mestre em Administração pela FEAD/MG.

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Publicado

2014-03-17

Como Citar

de Rezende Pinto, M., & Zampier, R. L. (2014). Os Significados do Consumo de Imóveis de Luxo na Perspectiva da Consumer Culture Theory (CCT). Revista ADM.MADE, 17(3), 1–26. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/546

Edição

Seção

Artigos