O Uso das Tecnologias Sociais Como Método de Pesquisa em Estudos Transformativos do Consumidor

Autores

  • Bruno Medeiros ssimos Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gustavo Tomaz de Almeida Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Georgiana Luna Batinga Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Tecnologias Sociais, Transformative Consumer Research, Estudos Transformativos do Consumidor, Teoria U, Comunicação Não-Violenta

Resumo

Este artigo se propõe a discutir o uso das tecnologias sociais como método de pesquisa nos estudos transformativos do consumidor, tradução livre do original em inglês Transformative Consumer Research (TCR) Adotou-se tal perspectiva devido à percepção de uma lacuna na literatura de TCR, que ao sugerir o uso diversificado de paradigmas, métodos e teorias, apenas faz menção que estes sejam reconhecidamente fortes. Dessa forma, este trabalho insere a Teoria U e a Comunicação Não-Violenta como tecnologias sociais capazes de preencher a necessidade de um método de pesquisa em TCR, haja vista as similaridades entre a proposta das tecnologias sociais e a TCR, ambas voltadas às questões de cunho social. As considerações transitórias debatem outros pontos importantes de conexão que apenas reforçam a proposta deste ensaio, além de sugerir a busca por avançar ainda mais no entendimento da aproximação entre as tecnologias sociais e a TCR.

Biografia do Autor

Bruno Medeiros ssimos, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Gustavo Tomaz de Almeida, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Georgiana Luna Batinga, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Administração pelo CEPEAD/UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

ssimos, B. M., Almeida, G. T. de, Batinga, G. L., & Pinto, M. de R. (2018). O Uso das Tecnologias Sociais Como Método de Pesquisa em Estudos Transformativos do Consumidor. Revista ADM.MADE, 22(2), 80–89. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/5450

Edição

Seção

Artigos