Sentido do Trabalho e Diversidade: um Estudo com Homossexuais Masculinos

Autores

  • Antônia Silva Universidade Federal do Ceará
  • Gisele Mendonça Furtado Universidade Federal do Ceará
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Serafim Firmo de Souza Ferraz Universidade Federal do Ceará
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

diversidade, sentido do trabalho, homossexualidade.

Resumo

O objetivo da pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, foi analisar a percepção dos homossexuais acerca da influência da orientação sexual na construção da identidade e do sentido do trabalho. Os sujeitos da pesquisa foram sete homens de classe média, portadores de instrução superior, selecionados por acessibilidade, mediante indicação de pessoas do cí­rculo de relacionamentos profissionais dos pesquisadores. A coleta de dados foi realizada por meio do uso de roteiro de entrevista, contendo 16 questões abertas sobre: (1) sentidos do trabalho; (2) orientação sexual como barreira para o exercí­cio da identidade no trabalho; (3) opção sexual e identidade no trabalho/exercicio; e (4) impactos da orientação sexual no desenvolvimento de carreira. Os resultados sugerem persistência nas diferenças de tratamento entre heterossexuais e homossexuais no trabalho, apesar de ações pontuais para a gestão da diversidade. A revelação da opção sexual no trabalho é vista de forma consensual pelos próprios homossexuais e a orientação sexual não é vista como o principal elemento de julgamento de carreira, mas sim a capacidade e a qualidade do próprio trabalho.

Biografia do Autor

Antônia Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestranda - Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria

Gisele Mendonça Furtado, Universidade Federal do Ceará

Mestranda - Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1990), Mestrado em Psicologia (Psicologia Clí­nica) pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutorado em educação pela Universidade Federal do Ceará. Lecionou na Universidade de Fortaleza - UNFOR e trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil S/A nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional e Educação Corporativa. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, lecionando disciplinas e orientando pesquisas, em ní­vel de graduação e pós-graduação, nas áreas de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional. Tem experiência na área de Gestão Estratégica de Pessoas, Comportamento Organizacional e Educação a Distância, com ênfase em recrutamento e seleção, capacitação, aprendizagem organizacional, formação de lideranças e desenvolvimento de equipes. Exerce, atualmente, a função de Coordenadora da COFAC - Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa da Pró-Reitoria de Graduação da UFC.

Serafim Firmo de Souza Ferraz, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo) com a tese ''Estratégias de Desenvolvimento Local e Mercado de Trabalho: A Emergência de um Campo Profissional''. Mestre em Gestion des Resources Humaines pelo Conservatoire National des Art set Métiers de Paris França. Especialista em Finanças pela Unifor e graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contábeis-FEAAC-UFC, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria PPAC. Desenvolve atividades de ensino, extensão e de pesquisa em gestão estratégica, gestão do conhecimento, organização e gestão de pessoas. Abriga a sua produção acadêmica e técnica nos campos da indústria criativa, do empreendedorismo/intra-empreendedorismo e dos modelos ide gestão integrando estratégias, processos e pessoas. Tem especial interesse em sistemas de avaliação de resultados organizacionais e de pessoas com foco em remuneração variável, nos processos de aprendizagem e de educação corportativa - abordagens experiênciais, colaborativas e EAD, além da organização do trabalho flexí­vel e de alto desempenho. 

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1988), mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado em Educational Administration and Supervision - University of New Hampshire (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente, é Associado I da Universidade Federal do Ceará, onde atua no Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao e Controladoria (PPAC), principalmente nos campos dos estudos organizacionais e da gestao de pessoas.

Downloads

Publicado

2013-11-29

Como Citar

Silva, A., Mendonça Furtado, G., Batista de Lima, T. C., Firmo de Souza Ferraz, S., & de Aquino Cabral, A. C. (2013). Sentido do Trabalho e Diversidade: um Estudo com Homossexuais Masculinos. Revista ADM.MADE, 17(2), 85–105. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/515

Edição

Seção

Artigos