Concepção de um Terminal Regulador de Contêineres como Elemento Impulsionador da Intermodalidade na Região do Porto de Santos
Palavras-chave:
modelagem, simulação, terminais multimodaisResumo
O rápido crescimento da movimentação de contêineres na região Sudeste do País contrasta com a intensificação dos problemas logísticos enfrentados pelo Porto de Santos, principal escoador de carga conteinerizada nacional. O comércio internacional brasileiro corre sério risco de sofrer perda de competitividade internacional caso um plano logístico emergencial não seja posto em prática. Esse trabalho tem, como objetivo, verificar a viabilidade da concepção de um Terminal Regulador de Contêineres na região de Cubatão, próxima ao Porto de Santos, por meio da técnica de Modelagem e Simulação de Eventos Discretos. A função do terminal em estudo é atuar como um "pulmão" logístico, introduzindo melhorias operacionais que favoreçam o porto e a carga movimentada, além de funcionar como elemento integrador intermodal na Baixada Santista, oferecendo a opção de transbordo de cargas por meio de três modais: rodoviário, aquaviário e ferroviário. Trata-se, porém, de apenas um pequeno passo face ao grandioso problema enfrentado. Para que o objetivo do trabalho fosse alcançado, foi necessário primeiramente tomar conhecimento da extensão do problema e de todas as peculiaridades que envolvem o sistema logístico da Baixada Santista. A partir daí foi possível a construção de modelo de simulação, validado em seguida. Com o modelo validado, foram testados diversos cenários, caracterizando as possíveis configurações de operação do terminal.Downloads
Publicado
2010-03-08
Como Citar
Barros Brito, T., Botter, R. C., & dos Santos Silva, R. C. (2010). Concepção de um Terminal Regulador de Contêineres como Elemento Impulsionador da Intermodalidade na Região do Porto de Santos. Revista ADM.MADE, 13(3), 23–39. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/46
Edição
Seção
Artigos
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