SMARTPHONES COM APELOS VERDES: PERCEPÇÕES DE VALORES PARA CONSUMO

Autores

  • Rosa Chaves Lima UNAMA
  • Marina Nascimento Lemos Barboza Famaz
  • Emílio José Montero Arruda Filho Famaz

Palavras-chave:

Convergência tecnológica, consumo verde, hedonismo, utilitarismo.

Resumo

Em termos de tecnologia móvel, a palavra-chave da atualidade é convergência. Neste contexto, a preferência dos consumidores incide em dispositivos com elevado número de atributos integrados e na percepção dos benefí­cios que estes atributos levam aos seus consumidores. Com isto, a discussão de novos atributos e de novos conceitos de consumo propicia uma nova realidade, que é a integração "verde", a qual iniciou-se com uma presença discreta em alguns smartphones da atualidade. Este artigo analisa a preferência de consumo pela alta tecnologia, frente às percepções de valores com os atributos integrados, incluindo a percepção de valor com o verde. Para alcançar tal objetivo foi realizado estudo netnográfico, utilizando não só observação passiva em fóruns virtuais como também entrevistas online. A categorização dos usuários é realizada analisando, segundo a literatura, os fatores que justificam a usabilidade destes produtos convergentes, e que expressam os valores subjetivos dos usuários. Concluindo, a pesquisa traz um entendimento de como os consumidores produzem sentido sobre os valores de uso. É identificada, assim, a percepção de uso com os atributos verdes na posição de integração, sem o apelo emocional pelo produto como um dispositivo sustentável, mas possuindo a integração como um extra - ou seja, caracterí­sticas verdes que descrevem novos significados e fenômenos de consumo. 

Biografia do Autor

Rosa Chaves Lima, UNAMA

mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (2013) e bacharel em Comunicação Social(com habilitação em Publicidade e Propaganda) pela Universidade da Amazônia,

Marina Nascimento Lemos Barboza, Famaz

Mestre em Administração - Programa de Pós-graduação em Administração (PPAD/UNAMA)Bacharel em Administração - Universidade da Amazônia (UNAMA)Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa em Marketing (UNAMA)Professora do Curso de Administração - FAMAZ

Emílio José Montero Arruda Filho, Famaz

Pós-Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD) (2012/2014). Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Universití  Degli Studi di Bergamo (Italy), Março de 2009. Esteve como visitante na University of Rhode Island (USA) com o Grupo RITIM (Research Institute for Telecommunications and Information Marketing) 2007 / 2008. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1995) e mestre em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (1998).

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

Lima, R. C., Barboza, M. N. L., & Arruda Filho, E. J. M. (2019). SMARTPHONES COM APELOS VERDES: PERCEPÇÕES DE VALORES PARA CONSUMO. Revista ADM.MADE, 23(1), 19–37. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/4298

Edição

Seção

Artigos