Discurso da Propaganda de Responsabilidade Social Corporativa em Empresas dos Setores de Bens e de Serviços

Autores

  • Edson Roberto Scharf FURB Universidade de Blumenau
  • Paulo Roberto Vieira de Oliveira Univali Universidade do Vale do Itajaí­
  • Aléssio Bessa Sarquis Unisul Universidade do Sul do Estado
  • Jaqueline Silva FURB Universidade de Blumenau

Palavras-chave:

Discurso da propaganda, Conteúdo da comunicação, Apelos afetivo e cognitivo das mensagens, Responsabili-dade social corporativa, Branding.

Resumo

Este estudo analisou o discurso de mensagens publicitárias para identificar os apelos de comunicação da propaganda de responsabilidade social corporativa veiculada por organizações dos setores de bens e de serviços. Foi utilizada a técnica de análise crí­tica do discurso. Além da análise dos anúncios, os resultados dizem respeito à identificação da conformidade predominante no conteúdo da comunicação - afetiva ou cognitiva - e à relevância do tema como fator de disseminação do conhecimento da marca anunciante. 

Biografia do Autor

Edson Roberto Scharf, FURB Universidade de Blumenau

FURB Universidade de Blumenau
PPGAD Programa de Pós-Graduação em Administração
Marketing

Paulo Roberto Vieira de Oliveira, Univali Universidade do Vale do Itajaí­

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Univali

Aléssio Bessa Sarquis, Unisul Universidade do Sul do Estado

Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul

Jaqueline Silva, FURB Universidade de Blumenau

Mestranda na FURB Universidade de Blumenau

PPGDR Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Scharf, E. R., Oliveira, P. R. V. de, Sarquis, A. B., & Silva, J. (2019). Discurso da Propaganda de Responsabilidade Social Corporativa em Empresas dos Setores de Bens e de Serviços. Revista ADM.MADE, 23(2), 1–20. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/4151

Edição

Seção

Artigos