Aprendizagem Organizacional e Institucionalização do Conhecimento na Implantação de um Novo Serviço Bancário

Autores

  • Cláudia Regina Souza Rego Universidade Positivo
  • Samir Adamoglu Oliveira Universidade Federal da Paraí­ba

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, Institucionalização do conhecimento, Ní­veis de aprendizagem.

Resumo

A premissa desta pesquisa é de que a aprendizagem organizacional é processo multiní­vel que abrange a tensão entre assimilar novas aprendizagens e utilizar o que foi aprendido, ocorrendo quando o conhecimento é incorporado a repositórios não humanos, ou seja, a mecanismos organizacionais estáveis, como estruturas, rotinas, regras, procedimentos, artefatos e implementos tecnológicos. O estudo analisou, mediante enfoque institucionalista, como ocorre o processo de aprendizagem organizacional a partir da implementação do serviço de financiamento imobiliário em uma organização bancária. A abordagem foi qualitativa, com estratégia de estudo de caso único, de caráter descritivo-analí­tico, seguindo corte transversal com aproximação longitudinal de cerca de nove anos. Foram feitas entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, sendo empregado o método de análise de conteúdo. Foi constatado que a evolução do serviço ocorreu conforme as aprendizagens individuais e de grupo foram sendo delegadas à organização, por meio (i) do desdobramento do serviço em novas modalidades e do ganho de complexidade; (ii) da criação e da ampliação de estruturas; (iii) da criação e do aperfeiçoamento de normas, de procedimentos e de rotinas; e (iv) da criação de um novo sistema que incorporou parte dessas normas, procedimentos e rotinas. Conclui-se que os processos formais de aprendizagem interligaram-se a processos informais, gerando a aprendizagem organizacional mediante institucionalização do conhecimento.

Biografia do Autor

Cláudia Regina Souza Rego, Universidade Positivo

Formada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em 2002. Mestrado pela Universidade Positivo, em 2017.

Samir Adamoglu Oliveira, Universidade Federal da Paraí­ba

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraí­ba (2006), Mestre (2009) e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013), respectivamente nas áreas de concentração "Estratégia e Análise Organizacional" e "Administração de Tecnologia, Qualidade e Competitividade".  É professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo, onde faz parte do grupo de pesquisa Organizações, Estratégia e Instituições e vincula-se í  linha de pesquisa "Organizações, Mí­dia e Discurso". Dedicado a atividades de ensino e pesquisa na área de Estratégia e Análise Organizacional, sendo também versado em temas referentes í  tecnologia nas organizações, em seus impactos sociais e técnicos. Atualmente, concentra seus esforços de investigação enfocando a pragmática da linguagem, institucionalismo organizacional e teorias sociais contemporâneas. Possui experiência profissional nas áreas de planejamento estratégico, operações e pesquisa cientí­fica aplicada a setores industriais, em seus aspectos inovativos e tecnológicos. Áreas de interesse/Especialidades: Estratégia e análise organizacional; Linguagem e análise da comunicação em organizações; Métodos qualitativos de pesquisa em Administração; Gestão, tecnologia e inovação nas organizações.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Souza Rego, C. R., & Oliveira, S. A. (2018). Aprendizagem Organizacional e Institucionalização do Conhecimento na Implantação de um Novo Serviço Bancário. Revista ADM.MADE, 22(3), 54–72. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/3884

Edição

Seção

Artigos