Identidade Gerencial dos Prefeitos: um Estudo a Partir das Práticas Discursivas

Autores

  • Adriana Ventola Marra Universidade Federal de Viçosa
  • Jéssica Costa de Faria Universidade Federal de Viçosa
  • Letícia Mara de Freitas Universidade Federal de Viçosa
  • Dara Heleno da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Samara de Menezes Lara Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

, Gestão pública, Identidade gerencial, Práticas discursivas.

Resumo

Este artigo tem, como objetivo, compreender a construção da identidade gerencial dos prefeitos, analisando-a a partir de suas práticas discursivas. A construção das identidades envolve processo que comporta uma dupla transação: a biográfica, do sujeito com ele próprio, entre quem ele foi e quem quer ser; e a relacional, entre o sujeito e o que lhe é oferecido nos contextos de formação e de trabalho e o que é atribuí­do pelos outros. A partir deste pressuposto teórico, foi realizada pesquisa qualitativa com 11 prefeitos de municí­pios mineiros. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas por análise do discurso. Os percursos semânticos identificados foram as qualidades necessárias ao exercí­cio da função, a abnegação, a injustiça e o prazer. Ao falarem de si, os prefeitos identificam-se como sujeitos movidos pela vocação, pelo amor e pelo prazer, mas seus discursos são atravessados pela vitimização, pelo altruí­smo e pelo sentimento de injustiça.

Biografia do Autor

Adriana Ventola Marra, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Administração

Docente do IHF da Universidade Federal de Viçosa

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Marra, A. V., de Faria, J. C., de Freitas, L. M., da Silva, D. H., & Lara, S. de M. (2018). Identidade Gerencial dos Prefeitos: um Estudo a Partir das Práticas Discursivas. Revista ADM.MADE, 22(3), 22–37. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/3142

Edição

Seção

Artigos